segunda-feira, 8 de maio de 2017

Bolo de erva doce e canela (com azeite e açúcar de coco)

Um bolinho com um toque mais saudável sabe sempre bem, além de ser tão fácil fazer. Não usei a batedeira, nem untei a forma, duas das coisas que são sempre chatas nestas coisas da pastelaria. Um bolo que se come e se cheira ao mesmo tempo. Eu acho que ficou aprovado. Boa semana a todos!

 Não se esqueçam de participar no:
É tão fácil e além disso habitam-se a ganhar um cabaz de queijos!

Ingredientes:
- 100g de açúcar de coco
- 4 ovos tamanho M à temperatura ambiente
- 50ml de azeite (de sabor neutro)
- 3 colheres de sopa de mel
- 1 colher de chá de erva doce em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- 200g de farinha de trigo (usei T55)
- 1 colher de chá de fermento químico
- açúcar mascavado para polvilhar q.b.

Preparação:
Numa taça misturar o açúcar, os ovos, o azeite, o mel, a erva doce e a canela, com a vara de arames até ficar tudo bem ligado.

Misturar a farinha e o fermento e peneirar para a taça do preparado anterior. Envolver bem com a espátula, mas sem bater.

Forrar uma forma "tipo inglês" com papel vegetal. Verter a massa, alisar a superfície com a espátula e polvilhar com um pouco de açúcar mascavado (para que ao cozer fique com uma crosta crocante).

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35 minutos, fazendo o teste do palito. Deixar arrefecer um pouco e desenformar numa rede para arrefecer por completo. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Ficou com um aspeto mesmo bom! Acho que vou fazer no próximo fim de semana mas com açúcar demerara porque aqui não encontro açúcar de coco. Tinha perdido o hábito de fazer bolos ao fim de semana e agora voltei a ganhar o hábito! Espero que não seja a minha desgraça! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fales. Ando tão gulosa que depois tenho de fazer uns bolinhos menos calóricos. Super simples mas aromático. beijocas

      Eliminar
  2. Que cor linda. E este bolinho promete ser saudável. Ando curiosa com o açúcar de coco. Tenho fugido mais dele pelo preço. Tenho que avança. Realmente não untar a batedeira nem untar a forma é uma mais valia. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cor foi culpa do açúcar de coco. Eu fico atenta às promoções nestes produtos mais caros e quando os apanho mais baratos vão comigo para casa ;). bj

      Eliminar