quarta-feira, 3 de maio de 2017

Veja no forno com espargos, courgette e chalotas

Há dias mesmo cansativos. Acordar de manhã e andar sempre a correr, deixar a casa organizada, levar o cão à rua duas vezes subindo e descendo as escadas do 3º andar, porque ele só quer é brincar e depois chega a casa é que fica aflito, apanhar trânsito e ainda bater numa mota, depois apanhar mais dois transportes ainda até chegar ao trabalho. Há dias que me apetece fugir da rotina e passar um mês num SPA luxuoso e não fazer nada a não ser cuidar do meu corpo e da minha mente. Porque isto de ser mulher tem muito que se lhe diga. Tem dias que eu não sei onde vou buscar tanta força e energia. E é isto que tenho para partilhar hoje, isto e um peixinho no forno bem rápido de fazer, para que sobre mais tempo para mim. Boa quarta-feira!

Não se esqueçam de participar no PASSATEMPO "MONTIQUEIJO"

Ingredientes:
- 1 veja amanhada (cerca de 1kg)
- sal grosso q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho mistura de várias pimentas)
- 1 pequeno molho de  ervas aromáticas frescas (coentros, cebolinho e tomilho)
- 300g de espargos aparados da parte rija
- 1 courgette com a casca cortada às rodelas grossas
- 4 tomates secos inteiros
- 4 chalotas cortadas em quartos
- rodelas de lima
- 100ml de vinho branco
- azeite q.b.
Para acompanhar:
- 800g de batatas cortadas aos cubinhos, lavadas e bem secas.
Temperar de sal e paprika e fritar em azeite. Depois polvilhar com coentros secos na hora de servir.

Preparação:
Temperar o peixe de sal e pimenta, e colocar no seu interior o molhinho das ervas aromáticas inteiras.
Dispor o peixe no tabuleiro de ir ao forno, ao lado os espargos, a courgette, o tomate seco e as chalotas que vão dar mais sabor ao molho, e as rodelas de lima. Temperar os legumes de sal e pimenta, regar tudo com o vinho e um fio de azeite.
Levar ao forno a 180º até o peixe estar cozinhado (cerca de 40m) e os legumes tenros. Servir de imediato e acompanhar com batatinhas fritas em azeite. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Era tão bom que tudo fosse mais fácil! Assim, como esse peixe! Simples e sem complicações! Veja é uma peixe que consumimos muito por cá! Eu gosto, é um peixe com miolo e saboroso, é pena que tenha tanta espinha! Olha, afinal o pobre do peixe também tem o seu senão! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim que vi que o peixinho vinha dos Açores lembrei-me de ti acreditas? E não tem muitas espinhas eu acho. É bem carnudo e saboroso, e vem do mar :). beijocas e bons cozinhados.

      Eliminar