segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Bolo de iogurte com limão e sementes de papoila

Sábado foi dia de fazer bolo enquanto um deles estava a trabalhar e o outro combinou um churrasco com os amigos. Não fez mal, fiquei com o meu Scott e fui para a cozinha fazer o bolo de iogurte que toda a gente sabe fazer. 
Podemos sempre acrescentar um aroma diferente, alterar o tipo de açúcar e até o tipo gordura que pode ser óleo vegetal, manteiga ou óleo de coco que foi o que usei.
Limão foi o aroma escolhido e as sementes de papoila que deram ao bolo um crocante intrigante à medida que o vamos comendo. O bolo fica mesmo bom, é experimentarem e depois digam-me.
Aproveitei também para fazer aquelas coisas boas que nós mulheres gostamos de fazer e nunca temos tempo, como ir ao cabeleireiro, comprar roupas novas e cuidar um pouco mais de nós.

Ingredientes:
(usar a embalagem do iogurte como medida)
- 3 ovos tamanho L à temperatura ambiente
- 2 medidas de açúcar amarelo
- 1 medida de óleo de coco
- 1 limão (raspa e sumo)
- 1 iogurte natural à temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de sementes de papoila
- 3 medidas de farinha de trigo Tipo 55 sem fermento
- 1 colher de chá de fermento químico 
- açúcar mascavado q.b. (opcional)
- manteiga para untar e farinha para polvilhar a forma

Preparação:
Untar uma forma "tipo inglês" com manteiga e polvilhar com farinha. Pré-aquecer o forno nos 180º.

Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo. Adicionar o óleo de coco, a raspa e o sumo de limão, o iogurte e voltar a bater para incorporar tudo. Acrescentar as sementes de papoila e misturar com a colher de pau. 

Peneirar a farinha e o fermento e envolver bem no preparado anterior, desta vez com a colher de pau, sem bater.

Verter a massa na forma, alisar a superfície e polvilhar com açúcar mascavado (opcional) para dar um crocante extra.

Levar ao forno aproximadamente 35/40 minutos, fazendo o teste do palito, se sair limpo está pronto. Desenformar, deixar arrefecer e servir. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Que engraçado, hoje também partilho no meu blog, uma receita de bolo de iogurte. A receita é parecida. São os mais simples e sabem sempre bem, não é?
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que giro, vou já espreitar. Os mais simples são os meus preferidos, mas também tenho dias que me apetecem aqueles bolos cheios de cremes ;). beijocas

      Eliminar
  2. Fiz uma vez e gostei , gosto de morder as sementes.
    Esse ficou perfeito.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho muita piada trincar as sementes, embora seja assim ao de leve :). Boa semana também!

      Eliminar