27 fevereiro 2017

Maionese de alho e coentros com salada de batata e filetes de cavala

Ainda me lembro quando a minha mãe fazia peixe cozido e eu detestava. Ela dizia sempre: "põe maionese", e eu ficava ainda mais irritada, como se a maionese fosse salvar o meu ódio a este prato. Quem diria que um dia iria comer peixe cozido com satisfação. Com o "piolho" foi ao contrário. Gostava e agora fica a olhar chateado para o prato quando lhe sirvo peixe cozido, como se fosse um prato inacabado que só o vinagre e o azeite não completa. Fui remexer nas memórias e usei-as com ele. E ele adorou misturar maionese com a pescada cozida, aliás quis repetir. Depois da pescada, usei filetes de cavala que adoro, misturados numa maionese leve da Heinz que aprimorei com uns "pózinhos". Rapidamente se prepara uma refeição, muito mais rápido que encomendar pizza ou ir para a fila do frango assado. Assim uma espécie de salada russa com peixe em conserva, que depois no prato cada um decide como misturar. Boa semana! Obrigada JMD!

22 fevereiro 2017

Caldo de frango com massa de arroz e legumes

O  caldo e a restante metade do frango que sobrou desta refeição, foi guardado religiosamente a pensar nestas sopas ao estilo asiático que adoramos cá por casa. É claro que faltarão muitos ingredientes étnicos ou outras técnicas para se tornarem mais realistas, mas podemos sempre inventar e dar um toque daquela parte do mundo que a maioria das pessoas que gosta de comer sonha. 1 frango, 2 refeições e 3 pessoas felizes por comer de pauzinhos. 

21 fevereiro 2017

Bimis salteados com bacalhau, croutons e ovos escalfados

O fim-de-semana que passou despachámos o "piolho encardido" para os avós. Finalmente sós! Almoçar fora, cinemas, passeios, deitar às quinhentas, e comer muitos doces e comida calórica. Portanto tudo aquilo que dizemos ao "piolho" para não fazer. Domingo tivemos de nos portar melhor e para o almoço fiz estes bimis com bacalhau que nos soube mesmo bem. Prefiro bimis aos brócolos e quando os apanho em promoção no supermercado, eles vão sempre comigo para casa. Por aqui há outra versão com fiambre, igualmente simples mas boa.


20 fevereiro 2017

Bolo de laranja e coco (com farinha de arroz)

Este bolo dava um filme dramático. Um destes dias vi um bolo de laranja, coco e gengibre aqui, e lembrava-me que já o tinha visto ali, e fiquei com tanta vontade de o fazer, que o fiz, ou seja, quase que o fiz. A caminho de casa passei numa mercearia e comprei o coco, suposto ingrediente em falta. Cheguei a casa e lembrei-me que o meu copo liquidificador tinha-se estragado há tempos. Bolas! Respirei fundo e até arranjar uma solução para triturar a laranja inteira fui à despensa abastecer-me dos restantes ingredientes. Possa! Não tinha farinha de trigo e afinal o gengibre em pó tinha já acabado. Pronto, estava na altura de desistir e ficar com água na boca desse bolo que não me saía da cabeça. E pronto foi assim, agarrei na vara de arames, na taça, nos ingredientes disponíveis e fiz um bolinho igualmente bom. Boa semana!

15 fevereiro 2017

Arroz de frango com bacon e espinafres

No dia que fiz este arroz, fiz também uma travessa de bacalhau intercalado com rodelas de batata cozida e espinafres, para que no dia seguinte pudesse levar ao forno. Tenho preparado assim as minhas refeições para gerir melhor o meu tempo, embora eu ache que não precise nada disto, pois em pouco tempo consigo preparar o jantar sem sequer ter planeado nada. Mas assim, enquanto o arroz ficou no forno fui fazendo outras tarefas, e no dia do bacalhau fui arranjar as unhas enquanto os meus amores ficaram à espera a tomar conta do forno. Se deu jeito? Deu sim senhora! Um arroz saboroso e já com um legume incluído para me livrar da salada...

14 fevereiro 2017

Caldeirada (só com pescada e sem espinhas)

Não havendo peixe com espinhas (eu prefiro) em casa e muito menos em variedade para usar em caldeiradas, a pescada congelada e sem espinhas (preferem eles) salva sempre o dia. Desenganem-se se pensam que este tacho desenxabido não gerou uma boa caldeirada (mesmo, repito, só com pescada). Um tacho, ingredientes todos em crú, temperos e vai ao lume. Está pronto, venham para a mesa! É fazerem para verem como ficou depois de cozinhado. Boa semana!

13 fevereiro 2017

Folhado de 3 queijos, bacon e azeitonas

Começo a semana com uma receita bem calórica para recuperar de mais um fim-de-semana inquietante. Sai sempre bem e podemos rechear a massa com muitas outras combinações. Eu gosto muito da dupla queijo e bacon,  mais umas azeitonas e uns pozinhos de orégãos. Salada a acompanhar e uma sopa para finalizar, e está mais um jantar despachado. Boa semana!

10 fevereiro 2017

Frango tikka masala "PATAK´S"

Enquanto o diabo esfregou o olho eu preparei o jantar. Como sou multifacetada, enquanto cozinhava falava ao telefone com uma das minhas amigas especiais e pensava ao mesmo tempo que esta seria uma boa opção para o jantar dela, visto que também anda muito ocupada com o trabalho, mais os filhos e a agravante que não liga muito a estas coisas da cozinha. 
Apesar de ser num ápice que preparamos um frango com a ajuda da Patak´s, que ainda trás estas panelinhas que costumamos ver nos restaurantes indianos, e o "pão" pappaduma, podemos sempre brincar com uns gomos de limão, umas ervas picadas e o iogurte grego natural para aliviar quem achar muito picante. Mas não é! O picante está no ponto. Obrigada JMD! Bom fim-de-semana e bons cozinhados!



09 fevereiro 2017

Pernas de frango com molho de ostra e soja e gengibre

A mesa estava servida para dois, pois o "mais-que-tudo" trabalhou até mais tarde, reflexo da sua profissão liberal. A preguiça instalou-se em mim, mas com a mesma vontade de sempre de alimentar a família, que apesar de não ser exigente, há ali sempre um fator surpresa que esperam das minhas refeições. O forno ou o tacho, os dois utensílios de cozinha mais preciosos para dias assim, a juntar às saladas embaladas prontas a consumir e ao arroz branco simples que é só cozer. Perfeito! Mima-se o frango com rodelas de limão de um amarelo vivaço e cebolinho verdinho a contrastar. Está feito. O jantar está na mesa. O "piolho" adorou e o "mais-que-tudo" quase não apanhava a sua parte. E lá tocou a "campainha" dele outra vez. O gengibre, ai o gengibre...







07 fevereiro 2017

Maçãs reinetas assadas com muesli

Ele pediu maçãs assadas e saíram maçãs assadas do forno, mas numa versão menos doce e mais bem comportada, pois que ele abusou dos bolos no fim-de-semana. Até comeu o bolo que me pertencia e foi apanhado em flagrante. Para se safar ao ralhete fez aquela "cara de cão" a imitar o nosso "pulguento", e que funciona sempre comigo. Juntei às maçãs desta vez muesli de fruta da Kellogg´s. Ficou uma sobremesa simples mas com aquele ar requintado que engana toda a gente por parecer que foi muito trabalhosa. 


06 fevereiro 2017

Ovos escoceses com alheira

Ovos escoceses para um jantar tardio, mimados com a boa alheira que restava no frigorífico e acompanhados por uma salada. E assim começo a semana, da maneira que mais gosto, partilhando as receitas que vou testando. Boa semana a todos!

03 fevereiro 2017

16 sopas que vale a pena recordar

Vale sempre a pena remexer no passado, mas só para relembrar os bons momentos, embora as coisas más também sejam importantes trazer ao de cima para resolver de vez certos equívocos e depois já as podemos deixar no passado para sempre. Fui ao passado e trouxe de lá sopas boas e variadas para aquecer o nosso inverno. Bom fim-de-semana, mesmo que chova há sempre coisas boas para fazer e sentir, porque o melhor lugar do mundo está dentro de nós.







   






 










 


 


 






02 fevereiro 2017

Salmão "quase" Teriyaki

Não é o salmão teriyaki do Gordon Ramsay, porque efetivamente não tinha o Mirin (vinho de arroz), nem o xarope de acér, e nem sequer pensei em dar-me ao trabalho de ir comprá-los, até porque há sempre solução para tudo, menos para a morte, como dizia a minha mãe. Fui espreitar o Rapa Tachos, e pareceu-me que o mel e o balsâmico iriam dar conta do recado, além de que nunca me faltam na despensa. Eu acho que ficou uma delícia e vou sem dúvida repetir, embora a campainha do "mais-que-tudo" apite cada vez que eu uso gengibre. Temos pena!

01 fevereiro 2017

Ovos mexidos com cogumelos e alheira

O "piolho encardido" adora ovos mexidos. Quantas vezes de manhã lhe preparo o seu pequeno-almoço favorito. Bacon estaladiço com ovos mexidos. Assim que deitou o olho para a frigideira onde eu finalizava os ovos, quis roubar um pouco e eu não deixei, pois ainda faltava misturar os cogumelos e a alheira. Eu sei que ele ainda não aprecia cogumelos, mas quando eu acho que faz parte da experiência a receita que elaborei, não consigo ceder. É assim que ele tinha de comer e ponto. Foi um separar de cogumelos aqui e ali, mas um dia há-de comê-los e fazer-me companhia.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...