terça-feira, 5 de abril de 2011

Qual é o Teu Prato Preferido?

Há dias fizeram-me uma pergunta pertinente, à qual eu não soube responder. Qual é o teu prato preferido? Dei por mim hoje a pensar nisto, “coisa” esta que me tem incomodado bastante, é como se faltasse um pedaço da minha essência, porque toda a gente tem que ter um prato preferido. Analisei a minha memória até à exactidão dos pormenores. Pois é, perdeu-se aqui qualquer coisa em mim. Lembro-me de pequena ir com a minha mãe à padaria da D.ª Florinda buscar as carcaças estaladiças que tanto adorava com mortadela. Lembro-me do bolo de arroz ser a cabeça de cartaz das minhas preferências, depois o pastel de feijão, seguido do palmier simples, embrulhados em papel tipo sebenta, que depois era reaproveitado para absorver o óleo dos fritos. O esparguete à bolonhesa e o bacalhau à brás acompanharam-me até à idade adulta, tal como os carapaus fritos com molho de escabeche e as sardinhas assadas acamadas numa bela fatia de pão alentejano e salada de pimentos. Até aqui tudo corria bem. E agora? Qual é o meu prato favorito? Não vos sei responder. Talvez tenha estado demasiado entretida a cozinhar para os outros… Acho que me esqueci de mim. Por amor já aprendi a fazer e a comer pato e favas, mas cheguei a este ponto de não saber responder a uma simples pergunta… Isto está a incomodar-me, e por estes dias vou ter de saber a resposta. Nunca fui de deixar nada por dizer a ninguém, todas as perguntas que me fizeram ao longo da vida foram honestamente respondidas. Por isso, parto hoje em missão, em busca deste pedaço de mim que me está a faltar.

1 comentário:

  1. E agora já descobriste qual o teu prato favorito minha amiga, espero que sim e que te lembres já mais de ti e de te cuidares de te amares e de te satisfazeres com um pratinho que te delicie...( shiuuuu e só para ti...)

    beijinhos doces com amizade!!

    ResponderEliminar