O dia que fiz esta compota fui um bocadinho mázinha, pois dei a provar uma colher bem cheia ao "mais-que-tudo" e ainda por cima estávamos amuados. Ele abriu a boca, talvez pensasse que se tratasse de uma bela compota de tomate. Moral da história, alguém ficou a deitar fumo... E eu a rir por dentro. Mas voltando à compota. Já por várias vezes comprei malaguetas já embaladas, que acabam sempre por estragar. Retirando uma parte para fazer esta compota é a solução ideal e dura bastante tempo com a ajuda do açúcar. Não estranhem pois dá-lhe um gosto agridoce bem leve. As malaguetas que usei eram o triplo do tamanho das que usei na foto.
Ingredientes:
- 6 malaguetas vermelhas (grandes)
- 2 pimentos vermelhos
- 8 dentes de alho
- 50ml de água
- 50 ml de vinagre balsamico
- 50ml de molho de soja
- 100g de açúcar refinado
- 1 colher de chá de sal grosso
- raspa de 1 lima
Preparação:
Triturar no robot de cozinha (ou picar com a faca), as malaguetas (com as sementes), os pimentos (sem as sementes) e os alhos. Colocar num tacho pequeno o preparado anterior e juntar todos os restantes ingredientes. Deixar ferver uns minutos até reduzir de volume. Deixar arrefecer apenas um pouco e colocar num frasco esterilizado até ficar bem cheio. Tapar bem e virar o frasco ao contrário durante uns minutos, para criar o vácuo natural. A quantidade que fiz deu para o frasco que apresento e metade de outro que fui usando para várias receitas. Bjs a todos.
Deve ser muito boa essa compota :) Que vingança terrível! ;)
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim-de-semana! :D
Fui um bocadinho mázinha... bjs
Eliminar:) que másinha!!! Eheheheheh
ResponderEliminarParece-me uma excelente sugestão para dar uso as malaguetas aqui do quintal!
Beijinho doce e bom fim de semana :)
Ai que inveja de ter um quintal cheio de produtos frescos. bjs
EliminarCá para mim essa compota teve um efeito conciliador :)
ResponderEliminarAcho uma excelente sugestão
Bom fim de semana
Nem por isso Mané eheh. Bjs
EliminarUma boa alternativa ao piri-piri normal :)
ResponderEliminarBeijinhos
E é caseiro. Pelos menos dá-nos mais gozo comer. bjs
EliminarEstou perdida de riso! Acho que o meu mais que tudo vai ter uma surpresa um destes dias :-)
ResponderEliminarÉ uma boa partida. ;)
EliminarAcabei de fazer...está óptima. É viciante| Muito exótica e deve ser também afrodisíaca.
ResponderEliminarQuanto às malaguetas, para não estragarem, podes congelar. Eu faço isso e estão sempre boas e prontas a usar.
É muito viciante. Apetece-nos por em todos os cozinhados e mais alguns. Congelo tudo e acreditas que nunca me lembrei de congelar as malvadas malaguetas? É que nunca pensei nisso. Shame on me! Bjs e tudo de bom para ti.
EliminarEu ainda não experimente nos cozinhados, gosto de comer mesmo assim a acompanhar um prato de comida. Sou louca por picantes. E estas conservas picantes então...é a loucura!
EliminarTudo de bom. Bjs.
Adorei esta compota... Costumo fazer uma só com malaguetas e mais vinagre, tipo sweet chilli, mas vou experimentar esta alternativa! Só descobri hoje o blog, e estou a gostar muito, by the way ;)
ResponderEliminarObrigada Maria João. Sê bem vinda. Para a próxima experimento eu como tu fazes. Obrigada pela dica. bjs e tudo de bom.
ResponderEliminarEu fiz. É viciante. Muito boa mesmo! Adicionei também um pedaço de gengibre. Ficou divinal!
ResponderEliminarEu gosto de gengibre, mas não uso muito, pois lá em casa só a única que aprecio. Mas havia de ver boa com o gengibre, disso não duvido. bjs
EliminarOlá Carla, visito o teu blog há pouco tempo e apesar de ser vegetariana gosto de ver vários tipos de receitas, apanho sempre umas dicas que posso adaptar! Já fiz as tuas bolachas de aveia (um bocadinho modificadas) e adorei :)
ResponderEliminarEsta compota tem óptimo aspecto, não sou muito tolerante ao picante mas adoro swett chilli e esta receita parece-me ser parecida e deliciosa, vou experimentar ;) E quando o namorado fizer alguma coisa que eu não goste, já sei que tratamento lhe dar ihih :P
bejinho*
Olá e obrigada por me visitares. Eu também não gosto da comida demasiado picante, mas estou a adorar usar esta compota nas minhas receitas, mas sempre em doses equilibradas. Com a compota fiz uma malandrice, foi mesmo engraçado. bjs e volta sempre que quiseres.
Eliminar