02 abril 2014

Pão Naan

Adoro fazer este pão sempre que faço caril. É lento a levedar, mas coze em 10 minutos. Saboreá-lo ainda quente, dá um gostinho especial aos pratos de caril. Cá em casa quando se come caril, o pão Naan está sempre à mesa. Há muitas maneiras de o fazer,  e eu após experimentar várias, com leite e iogurte ou só com leite ou sem ele, escolhi a que me agrada mais.

Ingredientes para 3 pães:
- 200g de farinha de trigo Tipo 65
- 5g de fermento de padeiro seco
- 1 colher de café de sal fino
- 1 colher de chá de óleo de girassol
- 2 colheres de sopa de iogurte natural (ligeiramente aquecido)
- 100ml de água morna

Preparação:
Numa taça misturar a farinha, o fermento e o sal. Adicionar o óleo, o iogurte, a água e misturar bem. Polvilhar a bancada da cozinha com farinha e amassar a massa uns minutos até ficar elástica , maleável e despegar-se das mãos (se necessário ir acrescentando um pouco mais de farinha). Formar uma bola e voltar a colocar na taça untada com um pouco de óleo (não é necessário muito). Tapar com um pano ou película aderente e deixar em local seco, quente e livre de correntes de ar, até dobrar de volume (cerca de duas horas). Polvilhar a bancada da cozinha. Dividir a massa em três partes iguais. Estender com o rolo da massa em forma oval. Levar ao forno pré-aquecido a 200º, cerca de 10 minutos.

4 comentários:

  1. Ainda num destes dias a minha mana me pediu para fazer ... vou trazer cmg a receita ;)
    Beijinho grande !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então toca a fazer o pão para a Sandra! beijocas

      Eliminar
  2. fica mesmo lindo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoro!! E quentinho com manteiga de alho ou queijo de ervas... estou a salivar:)
    Bjinhos

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...