Os fins de semana são sempre cansativos. Tento chegar a tudo e a todos e quando acordo na segunda feira lembro-me que mais uma vez não fiz o que planeei também para mim. Descansar um pouco, dormir umas sestas, arranjar as unhas, etc... Depressa passa este pensamento, quando feitas as contas percebo que desde quinta feira à tarde até domingo à noite fiz tanta coisa boa, mas tanta... A vida é realmente boa se soubermos aproveitar cada minuto como se fosse o último, oh se é...
Este será o primeiro e último doce desta semana, pois que lá por casa vamos iniciar novas regras de guloseimas. É uma tarte com a receita base da tarte de limão que costumo fazer, adaptada ao chocolate. Fica com um recheio mole contrastando com a base rija de bolacha.
Ingredientes:
Base:
- 300g de bolacha tipo Maria
- 130g de manteiga
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
Recheio:
- 200g de chocolate culinária (usei Pantagruel a 70% cacau)
- 4 gemas de ovo tamanho L
- 1 lata de leite condensado
Cobertura e acompanhamento:
- raspas de chocolate q.b.
- morangos frescos q.b.
- chantilly q.b.
Preparação:
Triturar as bolachas no robot de cozinha. Numa taça grande misturar a bolacha com a manteiga derretida ligeiramente arrefecida e o cacau. Envolver bem pressionando com as mãos. Verter para uma forma de fundo amovível e fazer a base pressionando bem a bolacha (se desejarem podem fazer a base também dos lados). Derreter o chocolate partido aos pedaços em banho-maria ou no micro-ondas. Bater as gemas e o leite condensado até ficar um creme fofo. Adicionar o chocolate derretido à mistura das gemas e voltar a bater mais um pouco. Untar com um pouco de manteiga à volta da forma por cima da base da bolacha. Cobrir a base de bolacha com o preparado anterior. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 20 minutos. Deixar arrefecer por completo. Desenformar e cobrir com raspas de chocolate. Acompanhar com morangos frescos e chantilly. Boa semana a todos.
Olá!
ResponderEliminarQue ótimo aspeto!
Bjs
Obrigada! beijinho
EliminarEstá tão linda!
ResponderEliminarObrigada Luísa! beijoca
EliminarMaravilhosa e muito bonita!
ResponderEliminarE calórica... mas dias não são dias ;) bjs
EliminarOlá Carla! Esta tarte tem muito bom aspeto!
ResponderEliminarObrigada pela fatia.
Bjs e boa semana
Então foste tu que comeste a fatia ;) boa semana também para ti. bjs
EliminarFicou muito linda essa tarte!! realmente o tempo passa a voar, sabe bem uma sestazinha, mas sabe melhor ir tomar o lanche com os amigos (que foi o que eu fiz) :)
ResponderEliminarAs recordações que ficam são esses momentos bons que passamos... Apesar da sestazinha por vezes ser tão desejada... bjs
EliminarQue bom aspecto Carla! É mesmo uma tentação!
ResponderEliminarBjinhos
Uma tentação mesmo e já era, comeram-na toda aqueles gulosos lá em casa. beijinho
EliminarEsta semana os doces estão proibidos lá em casa. Foi uma gulosice estes dias... Está tudo de castigo. bjs
ResponderEliminarQue dualidade deixar um comentário a este post...
ResponderEliminarO nosso palato ás vezes precisa deste momentos de excesso, luxúria e pecado.
Depois fica o sentido de culpa da balança e que foi demais.
Que se lixe, amei e as vezes os momentos que recordamos foram os que fizemos coisa proibidas !
Delicioso, é com sobremesas destas que os casamentos duram tantos anos...
Bjs
Paixão, sobremesas esta semana acabaram! Luxúria e pecado só se for com gelatina... bjs e juízo
EliminarBom dia, gostava imenso de fazer esta tarte, tenho so uma duvida, o leite condensado que usou é do normal ou do ja cozido?
ResponderEliminarObrigada
Olá Ana, desculpe só agora estar a responder, sempre que precisar perguntar e se enviar as questões pelo formulário de contacto que tenho no lado direito do início do blogue, eu consigo sempre ver e responder com mais brevidade, pois vai direto para o meu email. O leite que usei é do normal. Espero ter ajudado. Boa sorte e bons cozinhados.
Eliminar