quinta-feira, 22 de maio de 2014

Batatas Noisette


Estava aqui a pensar com os meus botões, de como podemos transformar a nossa rotina num ápice e tão facilmente. Um dia destes "roubei" a Cristina da sua cozinha e juntas fomos a um evento. É verdade, este ano estou destemida e apetece-me explorar o mundo, o meu pequeno mundo, claro. Gostei muito da experiência e espero voltar a repetir, tal como estas batatas que acompanharam o meu jantar de ontem. Umas adoráveis bolinhas tão grandes ou tão pequenas, consoante o tamanho da vossa paciência. Quanto maior é a paciência, mais pequenas são as bolinhas. As minhas ficaram com um simpático tamanho de uma noz, porque a família já esperava ansiosa pelo jantar... Renderam 56 unidades, o que deu muito jeito para congelar.

Ingredientes para 56 unidades (um pouco mais pequenas que nozes):
- 1kg de batata para cozer
- 1 ovo tamanho XL
- 50g de farinha de trigo sem fermento
- sal q.b.
- pimenta branca moída q.b.
- nos moscada moída q.b.
- pão ralado q.b.

Preparação:
Cozer as batatas em água temperada de sal, sem a pele e cortadas em cubos pequenos. Escorrer bem e esmagar com um esmagador manual de batatas ou um garfo. Transferir o puré para uma tigela grande, deixar arrefecer um pouco e adicionar o ovo, a farinha, temperar de sal fino, pimenta e noz moscada a gosto. Envolver bem e se o puré não estiver seco o suficiente, basta adicionar mais um pouco de farinha. Fazer pequenas bolinhas e passa-las pelo pão ralado. Fritar em óleo bem quente até ficarem douradinhas. Bom apetite!

11 comentários:

  1. Olá!

    Que maravilhosas batatinhas! Gosto tanto! E nunca fiz em casa, tenho comprada congeladas... :( Ando a perder de certeza! mas a partir de agora vão ser feitas por mim!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Que maravilha! Vou roubar para fazer, porque devem ser bem melhores do que as que compro congeladas!

    Obrigada pela partilha!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana eu gostei muito de faze-las e é super fácil. O chato é depois fazer as bolinhas, que se perde mais tempo. Mas eu fiquei muito contente com o resultado. Que pode não ser o mesmo utilizando outro tipo de batata. bjs

      Eliminar
  3. Cá em casa as batatas noisette são muito apreciadas! normalmente compro-as congeladas, mas agora que vi como é fácil, acho que vou passar a fazê-las em casa.

    ResponderEliminar
  4. Eu compro ocasionalmente congeladas, é um guilty pleasure... estas ficaram lindas! (vemo-nos 2a!)

    ResponderEliminar
  5. fiz e estão aprovadissimas!!

    ResponderEliminar
  6. Vai ser hoje, só para aquecer os corações neste dia chuvoso!😉

    ResponderEliminar