09 maio 2014

Coroa De Queijos E Chourição


E assim acabo a semana nesta coisa boa de por a mão na massa. Desculpem 'tá? Mas foi a forma perfeita para poder levar para o último piquenique, assim em jeito de, sabe quase a pizza, mas parece um pão, mas quando se morde, ups, tem recheio.  E sim, com a receita da massa habitual que faço para as pizzas e que eu já transformei em tanta coisa...

Ingredientes:
Massa:
- 400g de farinha de trigo tipo 65 
- 200g de água morna
- 50g de azeite
- 2 saquetas de fermento padeiro seco (4,6g cada)
- 1 pitada de sal
Recheio:
- 1 chávena de queijo da ilha ralado
- 1 chávena de queijo mozzarella ralado
- 8 fatias de chourição 
- 1 colher de chá de orégãos secos
- 1 gema de ovo batida para pincelar

Preparação:

Colocar a farinha numa taça grande com uma pitada de sal. Abrir um buraco ao meio e adicionar o fermento. Verter a água, o azeite e envolver tudo. Polvilhar a bancada da cozinha com farinha e amassar cerca de 10 minutos ou até a massa despegar das mãos e ficar bem elástica. Untar a taça com um pouco de azeite e deixar lá a massa a levedar cerca de 2 horas, tapada com película aderente ou um pano, em local seco e livre de correntes de ar. Depois de levedada, polvilhar novamente a bancada de trabalho com farinha. Dividir a massa em 2 pedaços iguais e estender cada pedaço com o rolo da massa, num retângulo comprido e não muito largo. Em cada retângulo dispor ao meio, metade do queijo da ilha e mozzarela, o chourição e polvilhar com orégãos. Unir os lados e as extremidades cuidadosamente, para ficar com uma forma de rolo, pressionando com os dedos para fechar bem. Colocar os rolos lado a lado e uni-los numa ponta, pressionando. Ir entrelaçando os dois rolos, como se fosse uma trança, mas desta vez só com duas partes. Unir as duas pontas e colocar no tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal. Deixar repousar mais 30 minutos já no tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal. Pincelar com gema de ovo. Levar ao forno pré-aquecido a 200º, aproximadamente 35/40 minutos. Deixar arrefecer e partilhar no piquenique. Bom fim de semana!

6 comentários:

  1. Apetece chegar aí de mansinho e pegar essa coroa maravilhosa, hummm

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não vais a tempo Mariana... já comi tudinho ;) beijoca

      Eliminar
  2. Uma ideia tão boa para os passeios com este tempinho bom... Ficou linda a tua coroa-piza!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria João. Um beijinho e bom fds

      Eliminar
  3. Dá vontade de partir com a mão e...comer :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Uma deliciosa sugestão!
    bjs

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...