15 maio 2014

Gelado Toffee Com Praliné De Amêndoas

Ontem foi um dia difícil... A despedida tinha de acontecer e fui apanhada de surpresa. Durante quase 5 anos tive o privilégio de privar com uma das pessoas mais bonitas que conheci. O seu coração grande, a sua alegria contagiante e a sua forma de ver a vida deixou-me enternecida por o destino ter cruzado a sua vida com a minha. Foram muitas gargalhadas, muitas histórias partilhadas e muito carinho entre nós. Estou de coração partido, num misto de tristeza e alegria. Temos de ficar felizes com as mudanças de quem gostamos. Ela deixou um rasto tão bom na minha vida, que já me sinto abençoada por estes anos juntas. E se toda a gente tem direito a conhecer na sua vida, a sua alma gémea, eu já conheci a minha e não foi à toa que ela caiu de pára-quedas na meu caminho. Aprendi muito com ela e aprendi mais ainda sobre mim. Não ficou nada por dizer, apenas a promessa de nos encontrar-mos em breve. Boa sorte Marta!

A Werther´s parece que adivinhou o estado do meu coração, e mesmo a propósito, ontem recebi o seu sortido de caramelos que dispensam apresentações. Cheguei a casa e reconstruí este meu coração partido, provando cada caramelo e só decidi parar quando tivesse uma ideia para uma receita, desafio proposto pela marca. Estava escolhido o sabor, o "Caramel Crème". Saiu um gelado guloso e muito cremoso, que dispensa bater entre a congelação, pois as natas batidas e as claras em castelo fizerem esse trabalho por mim. O crocante do praliné finaliza esta combinação da melhor maneira.




Ingredientes:
Gelado:
- 1 embalagem de caramelos Werther´s "Caramel Crème"
- 400ml de natas (bem frias)
- 50g de açúcar refinado
- 4 claras de ovo (tamanho M)
Praliné:
- 50g de amêndoas palitadas
- 6 caramelos Werther´s "Caramelos clássicos de nata sem açúcar"

Preparação:
Colocar os caramelos num tacho pequeno com aproximadamente 100ml de natas e deixar derreter em lume brando. Ir mexendo até estarem derretidos. Bater as claras em castelo firme e reservar. Bater as restantes natas que devem estar bem frias, até ficarem volumosas. Acrescentar o açúcar e voltar a bater. Misturar parte do preparado dos caramelos, que entretanto arrefeceu um pouco, com as natas, reservando uma parte para o final. Envolver as claras cuidadosamente nas natas até estar tudo bem ligado. Levar o gelado ao congelador de um dia para o outro,  num forma "tipo inglês" e forrada com papel vegetal, para facilitar desenformar, caso prefiram servir à fatia. Adicionar o restante preparado de caramelos por cima e sem mexer muito. Para o praliné basta torrar as amêndoas numa frigideira sem qualquer gordura e triturar no robot de cozinha juntamente com os caramelos clássicos de nata sem açúcar. Servir o gelado polvilhado com o praliné. Bom apetite!

19 comentários:

  1. Posso só dizer que itso parte-me o coração :D Só vejo e não provo :P
    Lindo minha querida! Beijokas doces

    ResponderEliminar
  2. A vida por vezes é assim, ficam as boas recordações.

    Ficou uma maravilha o teu gelado, bjokitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz tudo parte da vida e do nosso caminho. Temos de prosseguir em frente. beijocas

      Eliminar
  3. Olá amiga ;) já há tanto tempo que não te visitava, sabes como é a vida, muito complicada. O tempo não dá para nada e ainda apor cima continuo sem receber notificações tuas. Mas agora subscrevi o teu blogue a ver se não deixo de saber noticias tuas :)
    Este gelado parece muito cremoso e guloso. Também fiz um esta semana, mas parece que não vai chegar a ser fotografado, o meu filho compromete-se em come-lo ao lanche quando não estou em casa :D
    Vou ficar com este debaixo do olho ;)

    Muitos beijinhos com saudades <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana. Não sei que se passa com o blog. Eu não tenho tido problemas. Pois os filhos e maridos dão nos conta das receitas. Quantas vezes não chego a fotografar nada porque eles estão impacientes. beijinhos. vai aparecendo.

      Eliminar
  4. A vida é mesmo assim... mas as pessoas importantes, mesmo longe estão sempre perto :)
    Este gelado deve ser tão, mas tão bom que até dói. vou levar a receita comigo.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leva a receita, mas não me leves o gelado ;). Pois preciso dele para me animar. bjs

      Eliminar
  5. que belo aspecto!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana. Posso confirmar que estava bem guloso. bjs

      Eliminar
  6. Que abuso, minha nossa senhora! Adoro esses caramelos.
    E assim em gelado deve ser qulquer coisa, deve... tenho mesmo de experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que não te vais arrepender. O truque natas bem batidas e claras em castelo. Assim não ganha cristais de gelo na congelação. bjs

      Eliminar
  7. Adoro esses caramelos...devem ter ficado deliciosos!
    beijinhos,
    viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou muito saboroso e calórico, portanto é comer com moderação. bjs

      Eliminar
  8. Uiiii que bem, que me vinha agora esse gelado. Adorei.
    Adoro a tua cozinha <3 :* Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda sobrou um pouquinho. Vou preparar duas tacinhas para nós saborear-mos enquanto trocamos umas receitas. beijoca grande grande Sónia.

      Eliminar
  9. Gostei muito do teu cantinho delicioso :) e já estou a segui-lo.

    No meu tem um desfio muito interessante, convido-te a vir participar http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/2014/05/passatempo-gourmet-com-sabor-meia-duzia.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...