quarta-feira, 7 de maio de 2014

Pão Doce Com Sementes E Amêndoas


As próximas receitas vão ser só massas levedas. Eu sei, é uma seca, mas têm de compreender, que neste momento estou nesta onda das massas.

Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo tipo 65
- 2 colheres de sopa de sementes de linhaça castanha
- 2 colheres de sopa de sementes de papoila
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
- 2 colheres de sopa de flocos de aveia
- 2 colheres de sopa de amêndoa palitada
- 1 colher de chá rasa de sal (usei fino)
- 1/2 saqueta de fermento padeiro seco (usei Fermipan)
- 2 colheres de sopa de mel
- 350ml de leite morno (usei magro)
- azeite para untar


Preparação:
Colocar os ingredientes secos, à exceção do fermento, numa taça grande e misturar bem. Verter esta mistura na bancada da cozinha e abrir um buraco no meio (também poderão fazer esta etapa diretamente na taça). Colocar o fermento e de seguida o mel e o leite aos poucos, e misturar de dentro para fora, para o leite não sair. Amassar cerca de 10 minutos até a massa começar a ficar um pouco elástica e formar uma bola. Deixar levedar numa taça untada com azeite (não é necessário muito), tapar com um pano ou película aderente. Deixar num local seco e quente e livre de correntes de ar, cerca de duas horas ou até dobrar de volume. Colocar papel vegetal numa forma "tipo" inglês (eu usei uma de silicone desta vez) e verter a massa, sem mexer muito nela, dentro da forma. Pincelar com água por cima e polvilhar com algumas sementes. Deixar descansar a massa mais meia hora. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35/40 minutos. Colocar uma taça pequena com água no tabuleiro do forno para ajudar a criar vapor e o pão ficar com uma crosta mais estaladiça. Boa quarta feira!

2 comentários:

  1. Para mim não é seca pois adoro
    Esse pão ficou lindo e bem ao meu gosto
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu não acho seca nenhuma... já testei uma das receitas de pão e adorei!
    Esta também vai para a lista :)

    ResponderEliminar