20 maio 2014

Caracóis De Maçã e Canela


Sabemos que o nosso filho de oito anos está a crescer, quando ele nos pede uma cópia da chave de casa, ou quando nos manda calar para não darmos "barraca", quando passamos pela sua apaixonada no parque. Uma mãe não aguenta isto... Peguei na receita dos cinamon rolls e no recheio de maçã e canela da Dulcis, e lá fui eu outra vez fazer um docinho.  Desta vez rendeu-me 20 bolinhos, pois estiquei mais a massa, enrolei do lado mais pequeno, cortei fatias mais finas, e ainda decidi experimentar com o açúcar moreno, pois eu adoro fazer estas trocas para que a mesma receita nunca fique igual.

Ingredientes para 20 unidades:
- 120ml de leite morno
- 40g de manteiga amolecida
- 30g de açúcar moreno
- 1 pitada de sal
- 1 ovo (tamanho S) à temperatura ambiente
- 300g de farinha de trigo sem fermento (usei tipo 65)
- 1 saqueta de fermento padeiro seco
- manteiga para untar q.b.
- açúcar moreno e canela em pó q.b. para polvilhar no final

Recheio:
- 100g de amêndoas palitadas torradas
- 2 embalagens de recheio Dulcis de Maçã e Canela

Preparação:
Misturar o leite com a manteiga, o açúcar e o sal até estar bem dissolvido. Juntar o ovo e mexer. Adicionar a farinha, o fermento e voltar a mexer com a ajuda de um garfo até ficar quase tudo misturado. Polvilhar a bancada da cozinha com farinha e verter a massa. Amassar até a massa se despegar das mãos e formar uma bola lisa e elástica. Se colocarem um ovo grande será necessário adicionar mais farinha. Voltar a colocar a massa na taça, tapar com película aderente ou um pano de cozinha e deixar levedar em local quente e livre de correntes de ar, aproximadamente 1 hora e meia a 2 horas ou até dobrar de volume. Após levedar, polvilhar a bancada e a massa com farinha e amassar ligeiramente para retirar as bolhas de ar. Estender a massa com o rolo e formar um retângulo com cerca de 50x30cm. Distribuir o recheio e as amêndoas previamente torradas numa frigideira sem qualquer gordura. Enrolar pelo lado mais pequeno como se tratasse de um torta. Cortar em 20 fatias, ou mais ou até menos, dependendo da altura que lhe quiserem dar. Untar um tabuleiro, colocar papel vegetal e voltar a untar. Colocar as fatias com o lado cortado para cima e separadas umas das outras, pois ainda irão crescer no forno. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 25/30 minutos, ou até estarem dourados. Servir polvilhados com canela e açúcar. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Adorei a receita e estou ansiosa de ter um bocadinho mais de tempo para poder experimentar!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Um caracol desses é para meu lanche...ficaram lindos :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que Delicia de receita, fico a imaginar o cheirinho de coisa boa saindo do forno quentinho... Huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.com.br

    ResponderEliminar
  4. Já tinha comentado estes teus caracois no Facebook :P Ficaram-me a piscar o olho ! Ahhhh pois ficaram :D
    Beijos !

    ResponderEliminar
  5. Ficaram super lindos :D Devem de estar um mimo :D

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...