08 maio 2014

Folar Doce


Eu não sei o que vocês ofereceram à vossa mãe no Dia da Mãe. Eu ofereci um folar feito por mim. E como não gostei da textura da primeira fornada, fiz outra. O que quer dizer que no fim de semana passado saíram do meu forno 4 folares de tamanho médio (a massa rende dois). O que é realmente um grande exagero. Mas é a praticar que a gente se entende com a massa. Aquela malvada que um dia cresce e no outro amua. Cá em casa mando eu! Por isso, quem ganha a melhor sou eu e a segunda fornada ficou perfeita. Tirei algumas sugestões do site Sabor Intenso, embora com outras dosagens e ingredientes. Toma e embrulha!

Ingredientes para 2 folares médios:
- 500g de farinha de trigo tipo 65 + cerca de 150g
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de erva doce em pó
- 120g de açúcar refinado (ou menos se preferirem)
- 75g de manteiga amolecida
- 3 ovos tamanho M (à temperatura ambiente)
- 1 saqueta de fermento padeiro seco (usei Fermipan)
- 200ml de leite morno
- 2 ovos cozidos
- 1 gema de ovo batida para pincelar 
- geleia a gosto q.b. para pincelar no final

Preparação:
Colocar num alguidar grande as 500g de farinha, a canela, a erva-doce, o açúcar, a manteiga, os ovos, o fermento e o leite. Bater com a batedeira com as varinhas em espiral durante cerca de 10 minutos. Nesta fase a massa é muito mole. Tapar o alguidar com película aderente ou um pano e deixar levedar em local seco, quente e livre de correntes de ar, cerca de duas horas, ou até dobrar de volume. Depois de levedada, polvilhar a bancada da cozinha com um pouco da restante farinha e verter a massa. Ir acrescentando os 150g de farinha aos poucos até a massa despegar das mãos e formar uma bola. Poderá ser necessário acrescentar mais do que 150g. Não deixar a massa muita seca. Ela tem de ficar firme mas maleável e o folar ficará com uma textura muito fofa e leve. Retirar um pouco de massa e reservar (não é necessário muita, apenas o suficiente para fazer 4 tiras para a cruz e 2 tiras mais pequenas para colocar à volta dos ovos cozidos). Dividir a restante massa em dois e dar-lhes a forma redonda. Colocar papel vegetal no tabuleiro de ir ao forno e em cima os dois folares. Colocar em cada, um ovo cozido no meio, pressionando e deixar descansar mais 30 minutos. Pincelar com a gema de ovo. Colocar uma tira à volta de cada ovo e duas a fazer de cruz. Voltar a pincelar com gema de ovo, desta vez as tiras. Levar ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 30/35 minutos. Ficar de olho nos primeiros 15/20 minutos. Se o folar ficar muito dourado em cima, colocar papel de alumínio. Retirar, deixar arrefecer um pouco e pincelar com geleia a gosto (usei geleia de vinho daqui). Bom apetite!

3 comentários:

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...