sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Penne Com Anchovas, Camarão E Mascarpone

O "piolho encardido" por vezes, aliás, muitas vezes, brinda-me com os seu dotes humorísticos, irónicos e até sarcásticos. O raio do puto não sei a quem saiu, assim com este dom tão apurado de me fazer rir e até chorar, a rir, claro está. Eu já me tinha acostumado com aquela resposta que todos os maridos dão em casa, quando os questionamos, o que fazemos para o jantar. Pergunta-se, à espera que eles nos surpreendam com uma resposta para lá de supimpa, que nos faça logo ir para a cozinha resolver o problema, e eles respondem: - Faz qualquer coisa. A verdade é que já desisti do "mais-que-tudo" e passei a pergunta para o "piolho encardido". Ontem foi dia de perguntar o que eu devia fazer para o jantar, e ele respondeu todo decidido: - Faz aquele esparguete à badalhoca. - Esparguete à badalhoca? Perguntei eu. Ele respondeu: - Sim, aquele esparguete assim com ketchup...E assim fiquei a saber que aquele esparguete com polpa de tomate, azeite e várias ervas aromáticas, que faço para aqueles dias que falta o tempo e que acompanham qualquer coisa, chama-se esparguete à badalhoca. Enfim, espero não perder clientela agora que sabem que eu cozinho coisas tão, tão, tão insignificantes, como esparguete à badalhoca. A receita de hoje também é massa, presumo que um pouco mais refinada...

Ingredientes para 4 pessoas:
- 300g de massa penne
- 20 camarões grandes
- 1 dente de alho 
- 1 lata de anchovas
- 2 tomates pelados (usei em conserva)
- 1 embalagem de queijo mascarpone
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta q.b. (moinho 5 pimentas)
- salsa seca q.b.

Preparação:
Cozer os camarões em água temperada de sal. Escorrer, retirar a casca, cabeças, tripas se tiverem e reservar. Cozer a massa em água a ferver e temperada de sal, até ficar "al dente". Enquanto a massa coze, aquecer uma frigideira grande com um fio de azeite, o alho espremido com utensílio próprio ou bem picado com a faca e as anchovas. Deixar até as anchovas dissolverem no azeite. Adicionar o tomate pelado picado e apurar mais alguns minutos. Misturar uma colher de água (ou a água da cozedura da massa), no queijo mascarpone e mexer até ficar mais cremoso. Escorrer a massa e acrescentar à frigideira junto com os camarões e o queijo mascarpone. Envolver bem, retificar o tempero de sal e pimenta a gosto. Servir de imediato, polvilhado com salsa seca. Bom fim de semana!

6 comentários:

  1. Ai estas refeições com massa conquistam-me sempre!

    ResponderEliminar
  2. que aspecto maravilhoso!
    Beijinho,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Oi Carla,
    Parecia que eu estava a escrever. Meu marido é assim mesmo.Sempre que pergunto o que fazer para o jantar a resposta é a mesma: "qualquer coisa". E isso complica minha vida, pois fico quebrando a cabeça para saber o que fazer. Por que não nos dizem logo, hem?
    Delícia de sugestão para um jantar bem gostoso.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles são todos iguais Lylia ;) beijocas e obrigada pelo comentário.

      Eliminar