terça-feira, 14 de julho de 2015

Caril de (tiras de) peru

Depois de mais um fim de semana bem agradável, em que já só se contam os dias que faltam para as férias em conjunto, nada como iniciar a semana com um caril. Um caril que já foi feito à imenso tempo, mas que nunca passa de moda. Quem gosta de cozinhar como eu, tem sempre em casa de reserva  algumas especiarias que eu chamo de "safa refeições" e leite ou creme de coco, que foi o que utilizei para este caril que o quis mais cremoso desta vez. Acho que não preciso de dizer mais nada. Com algumas especiarias, uma proteína (mesmo ainda que seja peru que é uma carne mais seca) e arroz basmati a acompanhar, serve-se uma refeição bem saborosa. Complicar para quê?

Ingredientes para 4 pessoas:
- 6 bifes de peru cortados às tiras
- 1 cebola picada
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
- 1 colher de chá de coentros em pó
- 1 colher de chá de sementes de funcho
- 1 colher de chá de açafrão das Índias (curcuma)
- 1 colher de chá de alho seco moído
- 1 colher de café de pimenta preta
- 1 colher de café de cominhos em pó
- 3 tomates picados
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 200g de creme de coco
- azeite q.b.
- sal fino q.b.
- 1 molhinho de coentros frescos picados

Preparação:
Levar ao lume um tacho com um fio de azeite, e refogar a cebola. Adicionar todas as especiarias e envolver durante cerca de 1 minuto para libertarem o sabor, em lume baixo nesta fase, para não queimarem. Se secar muito, adicionar 1 a 2 colheres de sopa de água. Acrescentar o tomate e a polpa de tomate e deixar cozinhar com tampa até reduzir um pouco. De seguida acrescentar as tiras de peru, temperar de sal, e deixar em lume alto até ficarem tenras. Juntar o creme de coco e deixar a fervilhar mais alguns minutos para apurar. Desligar o lume e envolver os coentros. Acompanhar com um arroz simples basmati ou outro a gosto. Bom apetite!

4 comentários:

  1. coisas simples, as vezes são as melhores, umas especiarias e fica tudo deliciado como esse caril, com o arroz certo tudo de bom mesmo nesse prato, gostei bastante.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menos por vezes é mais, e nada como descomplicar a vida, que por si só já trás coisas menos boas. :)

      Eliminar
  2. Sabes o quanto gosto de refeições assim simples, rápidas e fáceis de preparar! Sabem sempre bem! Hoje cá em casa também foi arroz branco e bifes de frango no forno com queijo e fiambre! Além do mais, ter as crianças de férias, faz-nos querer despachar tudo para podermos estar com elas! Que cor linda tem esse teu caril! Gosto sempre de servir o caril com arroz branco, há quem sirva com outras coisas, mas gosto do contraste forte que o branco do arroz permite ao caril ter! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, com a criançada de férias, queremos mais é despachar a cozinha e ir fazer coisas bem mais divertidas que cozinhar, mesmo que gostemos, há outros momentos a aproveitar. Eu também gosto mais de arroz branco para o caril, pelo menos por enquanto. Beijocas, bons cozinhados e bons momentos junto da criançada.

      Eliminar