terça-feira, 28 de julho de 2015

Soufflé de lima e coco (para um desafio açoriano)

"Cozinha 100 Segredos" desafiou o mundo para uma receita, típica dos Açores ou não, mas forçosamente tinha de ser utilizado produtos dos Açores. Ora, eu sou uma mulher prática, dei uma olhadela na minha cozinha e achei leite e manteiga Terra Nostra, portando comecei a pensar a partir daí. Tinha umas limas, tinha um produto novo para experimentar, que é uma boa alternativa às natas normais e à base de coco, e para não parecer tão fácil, compliquei fazendo um soufflé, que tanto podia correr bem, como mal. Correu bem, ficou muito guloso, cresceu e antes que descesse, como é normal dos soufflés, fui a correr para a minha varanda para captar a imagem. E ufa, não foi nada fácil, mas está feito, missão cumprida.




Ingredientes para 6 pessoas:
- 100ml de leite meio gordo Terra Nostra
- 100ml de creme culinário de coco Alpro
- 30g de farinha de trigo
- 2 limas (raspa e sumo)
- 2 gemas tamanho L
- 100g de açúcar refinado
- 4 claras tamanho L
- manteiga Terra Nostra para untar q.b.
- + açúcar refinado para polvilhar q.b.
- açúcar em pó para finalizar q.b.

Preparação:
Untar 6 taças de ir ao forno com manteiga, polvilhar com açúcar e reservar no frigorífico.
Num pequeno tacho juntar o leite, o creme culinário de coco e a farinha. Mexer com a ajuda de uma vara de arames até a farinha estar bem diluída. Levar ao lume brando até engrossar e sempre a mexer. Desligar o lume, adicionar a raspa e o sumo das limas e voltar a mexer. Reservar para ir arrefecendo.

Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, acrescentar ao preparado anterior e misturar bem. Levar novamente ao lume brando, sempre a mexer, para engrossar um pouco e cozer as gemas. Desligar o lume e reservar para ir arrefecendo.

Bater as claras em castelo. Incorporar delicadamente, em 2 vezes, com a colher de pau, no preparado do leite e das gemas, até ficar tudo ficar bem envolvido e homogéneo.

Dividir pelas taças, deixando uma pequena margem. Bater cada taça contra a bancada da cozinha para alisar o creme.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 20 minutos, ou até crescer e ficar dourado por cima. Retirar do forno, polvilhar com açúcar em pó e servir (fica igualmente bom, depois de abater e levado ao frigorífico). Bom apetite!

18 comentários:

  1. E que bem que superaste o desafio, gostei muito, bjokitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver o malvado a descer e eu a fotografar rapidamente, até suei eheheh.- beijocas

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada. Fiz o melhor que pude para participar neste desafio açoriano.:) Um beijinho

      Eliminar
  3. Estes dias chegou-me um souflé salgado, por isso achei tão giro quando hoje liguei o computador e vi um souflé doce! E que lindo souflé esse! É que as coisas encaixam na perfeição, primeiro degusto o souflé salgado e depois delicio-me com o souflé doce! Maravilha! Excelente escolha que fizeste! E os produtos aí estão, bem evidenciados, como se pretende! Obrigada querida, adorei a tua receita! Obrigada do fundo do coração por teres participado! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que coincidência gira, também estou curiosa para saber que soufflé é esse. Por acaso pensei num de bacalhau com queijo da ilha que também há sempre cá por casa, mas depois optei pelo doce logo assim como amor à primeira vista. Não precisas agradecer, fiz com toda o carinho para o teu passatempo. Agora boa sorte a todas, estou curiosa para ver as delícias que fizeram. bjs

      Eliminar
    2. Olá Carla, tenho de fazer este teu soufflé, porque me parece muito bom, além de bonito!
      O salgado, de atum, foi feito por mim para o desafio.
      Os soufflés abatem todos um bocadinho... isso não os torna menos bons!
      Já sou tua seguidora para não perder as tuas ótimas receitas.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Ah que eu bem vi o teu soufflé de atum e ainda namorisquei com ele ;). Quando o meu abateu e o deixei no frigorífico, no outro dia ainda me soube melhor. Obrigada e volta sempre que quiseres. Beijinhos

      Eliminar
  4. Está excelente tenho de provar, também estou a participar no desafio.. com uma tarte de funcho com crocante das furnas, se quiser depois espreite.
    Eu vou experimentar o seu e depois digo alguma coisa ok?
    Beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anita. Vou espreitar a sua receita que estou curiosa, parece-me tão bem. Beijinhos e sorte a dobrar para si.

      Eliminar
  5. Hummm. Bela escolha e bela participação.
    Ficou com óptimo aspecto e lima com coco só pode ter ficado um sabor delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/pao-de-gin-e-gin-tonico-pepper-lime.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clara. Ficou bom, eu gostei muito, mas confesso que gosto mais de comer o soufflé depois de frio. Levei uma tacinha à sogra e ela que é uma grande gulosa, aprovou. Portanto se ela diz... não vamos cá contrariar a sogra ;) beijinhos

      Eliminar
  6. Quebom aspecto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana. Eu guardava uma tacinha para ti. Mas adivinha quem foi uma grande lambona e comeu tudo? ;) beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Carla: gostei muito da ideia de um souffle doce e logo com lima de que gosto tanto. O problema dos souffles é precisamente o de baixar rapidamente e ,por isso, deu-me vontade de rir, o desafio que foi o de fotografar antes que ele abatesse. Eu prefiro os souffles depois de frios, embora não fiquem tão bonitos. Gostei muito da tua participação ( também participei). Vou-me tornar seguidora e convido-te também a visitares o meu blog, se quiseres.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia. Obrigada pelo teu simpático comentário. Realmente o souffé é muito caprichoso e lá fui a correr para ele não descer antes da fotografia. Por aqui também se comeu o soufflé frio e que bom que fica. Cá em casa até fiz um reparo como tu dizes, que preferes depois de frio. Daqui a nada vou espreitar a tua participação. Beijinho e tudo de bom para ti.

      Eliminar
  8. Olá Carla,
    Não podia deixar de dizer que gostei imenso do aspeto deste soufflé. Já fiz imensos soufflés salgados, mas nunca fiz um doce. E este está perfeito!
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marta pelo simpático elogio. Eu gostei muito desta combinação e come-lo frio ainda me soube melhor. beijinhos e tudo de bom

      Eliminar