segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Lombos de salmão com legumes em papelote

As festas e as férias acabaram. Vão-se os excessos alimentares e o trabalho em casa que é sempre muito para qualquer mulher. Confesso que até me sabe bem voltar às minhas rotinas fora de casa, pois é uma forma de me sentir livre do trabalho doméstico. Ontem foi dia de muita preguiça com o meu "piolho encardido", o que me soube muito bem.
Começo a semana com uma refeição leve, simples e muito apetitosa, que não faço há muito tempo. Um dia destes vi fazerem num programa de televisão e decidi matar saudades. 
Aproveito para vos dizer que voltei, apesar de ter pensado muito em desisitir para me dedicar a outras coisas, mas depois do pai natal me presentear com tanta coisa boa relacionada com cozinha, nunca poderia voltar as costas ao meu tempero. Ainda dou por mim a fazer o almoço ou jantar e a apontar os ingredientes, talvez seja sinal que ainda não deva desistir agora.
Bom ano malta, sejam felizes!

Ingredientes para 3 pessoas:
- 3 lombos de salmão (usei fresco)
- sal grosso q.b.
- pimenta preta q.b.
- 2 cenouras pequenas
- 1 alho francês pequeno (só a parte branca)
- 1/2 courgette média (deixar a casca)
- 1 pequeno molho de coentros frescos
- 6 rodelas finas de laranja
- azeite q.b.

Preparação:
Temperar o salmão com sal e pimenta.

Cortar as cenouras e a courgette em juliana e o alho francês em fatias finas.

Cortar 3 retângulos grandes de papel vegetal. Dispor no meio de cada um, o alho francês, por cima a courgette e a seguir a cenoura, o lombo de salmão e um  pequeno fio de azeite. Terminar como as 2 rodelas de laranja.

Fechar o papel por cima dando umas voltas e de lado fazendo o mesmo, de maneira que fique bem fechado. Agrafar de lado.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 10 minutos, tendo atenção para não cozinhar demasiado o salmão para que não fique seco. Servir quente no próprio papelote. Bom Apetite!

9 comentários:

  1. Faço parecido com alguma frequência, muito fácil, rápido, saudável! A mim também me soube bem voltar à rotina, apesar de desejar ter mais dois dias para poder descansar pois isso foi coisa que não consegui este natal! Foi um Natal extenuante, confesso. Não foi nada mau, mas também não foi o melhor de todos. Para mim Natal tem de ter uma série de coisas que não consegui fazer este ano. Ainda por cima parece que este Natal passou tão depressa que mal dei por ele! Enfim! Espero que 2016 seja um ano melhor, mais calmo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o forno limpinho no final hã? Maravilhoso :). Nós mulheres trabalhamos tanto nestas épocas, nem me fales que eu estou é a precisar de férias outras vez, mas para fora de casa! bjs e um ano cheio de sucesso também para ti.

      Eliminar
  2. Fico muito feliz por ter voltado e, claro que não é hora de desistir deste seu cantinho fantástico. Ainda bem que os seus familiares/amigos decidiram oferecer coisinhas relacionadas com a culinária, ehhehh :)
    Uma boa sugestão de começo do ano para atenuar os excessos cometidos nas festas. Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles sabem é muito ;)... Obrigada Tânia! Um excelente 2016, com bons cozinhados à mistura. bjs

      Eliminar
  3. Carla, fico feliz por não ter desistido.
    Curiosamente fiz algo muito semelhante há dois dias para começar a cortar nos excessos das festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que fica tão bom, além de que o forno fica limpinho no final :). Vou fazer muitas vezes este ano de certeza. Bjs e bom ano!

      Eliminar
  4. Ainda bem que este espaço vai continuar a existir, era mesmo uma pena acabar ...
    Embora eu não goste de salmão, parece-me que assim até o comia porque a laranja deve conferir um sabor muito agradável :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês estragam-me com mimos, essa é que é essa. Obrigada pelo carinho. Salmão aprende-se a gostar, experimenta e ficas surpreendida. bjs

      Eliminar