terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Noodles com lulas e legumes

Uma das coisas que não consigo fazer é listas de ementas semanais. Já tentei, mas confesso que quando olhava para o prato correspondente ao dia, pensava logo, mas que raio agora fazer peixe cozido se me apetece caril. Cheguei ao ponto de falar sozinha com a própria lista, assim em jeito de: tu pensas que agora vou fazer o que tu queres se sou eu que mando aqui! É mesmo verdade, eu a contrariar a lista feita por mim. Sou mais feliz assim acreditem e não é por isso que deixo de me organizar todos os dias com as refeições. Foi assim que decidi fazer as lulas, na própria hora. Mas não sou sempre assim, pois quando tenho visitas ou festas, a ementa é pensada muito antes, para que não falte nada. E vocês como fazem?

Ingredientes 4 pessoas:
- azeite q.b.
- 1 dente de alho laminado
- 1/2 malagueta vermelha cortada às tiras finas
- 5 lulas já arranjadas e cortadas às rodelas finas
- sal q.b.
- pimenta preta moída
- 1 lata pequena de cogumelos laminados (lavados e escorridos)
- 1 pimento vermelho pequeno cortado às tiras finas
- 1/2 pimento verde pequeno cortado às tiras finas
- 1 cenoura cortada aos palitos finos
- 1 cabeça de bróculos arranjada em pequenas rosetas
- 1 lata pequena de rebentos de feijão mungo (lavados e escorridos)
- 1 lata pequena de rebentos de bambú (lavados e escorridos)
- 4 a 5 placas de noodles
- 100ml de água
- 1 colher de chá de amido de milho
- 50ml de molho de soja

Preparação:
Levar o wok a aquecer com um fio de azeite, o alho e a malagueta. Juntar as lulas bem escorridas e secas e temperadas com um pouco de sal (não muito) e pimenta. Deixar a fritar até ganharem uma cor opaca. Retirar e reservar.

No mesmo wok ainda ao lume, saltear os cogumelos e deixar até ficarem bem secos. Acrescentar os restantes legumes e ir salteando entre eles, adicionando primeiro os pimentos, depois a cenoura, as rosetas de bróculos e por fim o feijão mungo e o bambú só para aquecerem um pouco. Os legumes ficam melhor se estiverem menos cozidos. Tenros mas não a desfazerem-se.

Enquanto salteamos os legumes, cozemos os noodles em água fervente segundo as instruções da embalagem. Escorrer e juntar ao wok juntamente com as lulas reservadas. (Ter atenção à massa, ela coze muito rapidamente).

Misturar a água, o amido de milho e o molho de soja até ficar tudo bem diluído. Juntar ao wok e deixar tudo a aquecer até a água evaporar e criar um molho mais espesso. Se necessário retificar o molho de soja. Servir de imediato e comer de pauzinhos. Bom apetite!

10 comentários:

  1. A dada altura fazia listas, desde que comecei a minha dieta acabei por deixar as listas de parte, porque também gosto dessa coisa de decidir na hora o que mais apetece, mas sinceramente acho que vou retomar porque ultimamente tenho tido dificuldade em decidir o que vai ser, depois falta isto, depois falta aquilo, como estou de dieta muitas vezes acabo por ter de fazer duas refições ao mesmo tempo pois há coisas que os miudos precisam de comer que eu não como, etc. Ultimamente tenho feito uma lista mental, mas a cabeça não dá para tudo! Quanto às lulas não me pronuncio, ainda não consigo olhar para elas como gostaria! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim não ficamos presas a listas. Pelo menos comigo a ideia de ficar presa a uma lista que planeei e depois apetece-me mudar tudo não é para mim. A não ser naqueles dias de festa e visitas. Pois eu sei que não tens uma boa relação com as lulas. A ver se para a próxima receitas gostas mais. beijocas e espero que tenhas o teu problema resolvido.

      Eliminar
  2. Eu também não consigo fazer ementas semanais, geralmente decido no dia anterior qual vai ser o rei do prato e depois na hora logo se vê o que apetece. Claro que há dias em que penso com antecedência qual o prato e tenho tudo planeado. E se vou receber visitas, faço mesmo uma lista da ementa e de tudo o que preciso, para não correr o risco de faltar nada nem começar a stressar.
    Ainda este sábado comi umas lulas com legumes, assim à oriente como tu, mas no meu caso foi planeado uns dias antes :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi que somos parecidas nisto de planear, pois eu também faço a lista quando tenho visitas. Eu vi o teu chop soy e até achei piada porque ia publicar as minhas lulas e fiquei com vontade de fazer assim também com arroz xau xau. bjs e bons cozinhados.

      Eliminar
  3. bemmm... que belo aspecto!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Noodles safa sempre qualquer refeição planeada em cima da hora ;). bjs

      Eliminar
  4. Há muito que não faço noodles, ficou bem ao meu gosto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá em casa tento ter sempre noodles, pois com qualquer coisa e molho de soja, os meus rapazes ficam todos contente. bjs

      Eliminar
  5. Eu faço ementas semanais e só assim, consigo organizar as refeições familiares. Como moro longe dos hipermercados, fica mais simples para quando for às compras comprar tudo do que preciso. Contudo, também não sou rija na ementa. Ou seja, se me apetecer algo e se tiver os ingredientes necessários salto a refeição planeada e trato de satisfazer os meus desejos ;) Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo Tânia, o que interessa é fazermos o que nos dá mais jeito, e no teu caso com os supermercados mais longe a lista é o ideal. E se puderes contrariar a lista quando te apetecer ainda melhor ;). Beijocas e bons cozinhados com ou seu lista a gente arranja sempre maneira.

      Eliminar