segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Polvo com batatas "a murro" e couve portuguesa

Lá em casa o "mais-que-tudo" suplica por polvo a toda a hora. É quase um fiel amigo como o bacalhau, as lulas e o choco e volta e meia lá tenho de lhe fazer a vontade. Eu também gosto, mas todos sabemos que nem sempre se pode comprar. Vou mantendo o olho aberto e assim que o apanho em promoção lá vou eu abastecer-me de polvo. O ano terminou com uma receita de polvo e ontem também saiu um arroz, portanto acho que ele não se pode queixar.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 polvo congelado com cerca de 1,5kg
- 1 couve portuguesa
- 800g de batata branca (usei para assar)
- 3 dentes de alho laminados
- sal grosso q.b.
- pimenta preta móida q.b.
- azeite q.b.
- coentros frescos picados q.b.

Preparação:
Cozer o polvo na panela de pressão, ainda congelado e com pouca água. Deixar cozer cerca de 15 minutos depois de levantar fervura, e baixar um pouco o lume. Depois de sair a pressão da panela, abrir a tampa cuidadosamente e verificar se está tenro. Deixar arrefecer um pouco dentro da água. Retirar, escorrer e cortar aos pedaços. (aproveitar o caldo para outra receita).

Cozer a couve com as folhas inteiras em água a ferver e temperada de sal, e sem tapar a panela (ajuda a que fiquem bem verdinhas). Escorrer e reservar.

Cozer as batatas inteiras e com casca em água temperada de sal. Escorrer, deixar arrefecer um pouco e dar um "murro" a cada uma.

Numa travessa grande dispor as batatas à volta, intercalando com as folhas de couve enroladas e no meio o polvo. Retificar o sal se necessário, temperar de pimenta preta e distribuir os alhos pelo polvo. Regar tudo com um bom fio de azeite. 

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, até aquecer e dourar. Servir quente e polvilhado com coentros frescos a gosto. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Fica um prato bem bonito e apetitoso! Assim nunca comi por isso levo a receita. Pois cá em casa o marido também suplica por polvo! Tanto é que este natal fez-se polvo duas vezes! Apanhei-o em promoção, o polvo era de qualidade e não pensei duas vezes. Nem sempre pode ser como dizes, mas como poupei nos doces pude cometer esta extravagância!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos sempre atentas :), bem podias ser minha vizinha e íamos as duas às promoções. bjs e boa semana

      Eliminar
  2. Cá em casa adoramos polvo. Como você, também, o compro nas promoções, fora disso é muito dispendioso. Por vezes, opto pelos tentáculos de pota para fazer a vez mas é completamente diferente. Boa sugestão.
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também se come tentáculos de potas quando o polvo não me pisca o olho e ficam bem boas também apesar das diferenças. Mas eu cá estou sempre atenta às pechinchas... beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  3. Que bom.
    Adoro polvo mas nuca comi assim.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/bolachas-de-licor-de-amendoa-amarga.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super simples Clarinha, como se quer nesta altura do ano, depois das festas que nos fartámos de cozinhar ;). beijinho

      Eliminar
  4. Também adoro polvo, e faço exactamente o mesmo: compro quando apanho promoções, e substituo por tentáculos de polvo quando o preço é proibitivo. :)
    Essa receita parece-me ser deliciosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo somos mulheres, palavras para quê. Sabermos gerir a nossa cozinha tem muito que se lhe diga. São 30 dias por mês que temos de preparar refeições e gerir o orçamento, e não é nada fácil. beijinhos e boas poupanças.

      Eliminar
  5. Tava muito muito bom...as ventosas estavam tenrinhas...
    o mais que tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Denoto aí qualquer coisa de insatisfação... Eu sei, eu sei, gostas do polvo mesmo mesmo mesmo tenrinho, mas há alturas que eu também gosto de o fazer mais ao meu gosto. Perdoada?

      Eliminar