06 junho 2017

Ameijoas à Bulhão Pato (à minha maneira)

Por aqui já se petisca. Os dias quentes pedem petiscos e vinho verde bem fresquinho. Apanhei as ameijoas em promoção e não resisti a levá-las comigo para fazerem companhia à garrafa de vinho verde que há mais de um mês sente-se sozinha na última prateleira do frigorífico. Assim de uma cajadada só matei dois coelhos, a vontade de petiscar e a vontade de abrir a garrafa já bem fresquinha.


Ingredientes:
- 1 kg de ameijoa branca (calibre grande e já depurada)
- 2 dentes de alho grandes laminados
- 1 cebola pequena cortada às rodelas finas
- 1 pitada de sal grosso
- 1 "trago" de vinho verde
- 1 pequeno molho de coentros frescos inteiros
- gomos de limão para servir

Preparação:
Passar cuidadosamente as ameijoas por água e escorrer. Levar ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola e o alho e deixar até amolecer. Regar com o vinho e levantar o lume para evaporar o álcool. Acrescentar as ameijoas, os coentros e deixar tapado. Assim que abrirem desligar o lume. Servir com gomos de limão e mais coentros frescos se desejarem. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Por aqui o tempo ainda não está muito quente, 18° não é grande coisa para a estação em que estamos! Mas petiscos desses sabem bem em qualquer altura! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui tem dias. O tempo anda irregular, por isso é aproveitar quando os raios de sol dão ar da sua graça ;). beijoca

      Eliminar
  2. Adoro! Estamos mesmo na época perfeita para este petisco!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por aqui adoramos petiscadas :). beijocas

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...