quinta-feira, 15 de junho de 2017

Desafio 5 ingredientes / 5 €uros - Carapaus fritos com arroz de tomate e pimentos assados

A Cláudia mandou-me às compras com 5 euros no bolso e desafiou-me a preparar uma refeição para 4 pessoas. Que grande malandra, como se fosse assim tão fácil nos dias de hoje. Bem, lá fui eu às compras que são sinónimo de aproveitar sempre as promoções. 

Entrei no supermercado passei na parte da peixaria e encontrei carapaus baratos, bingo! E foi assim em tempo real que decidi a receita. 

Fui para a caixa e alertei a funcionária para me pesar os pimentos um a um para não ultrapassar o valor estipulado. Ainda sobrou 25 cêntimos, além de que só utilizei uma das duas cebolas que comprei e ainda fiquei com muito arroz.

A farinha, o sal e o azeite estavam de fora da lista, fazendo parte de ingredientes que poderia usar, os coentros fui roubá-los à minha horta caseira.

Fica aqui a minha sugestão para alimentar 4 pessoas com menos de 5 euros.




A Cláudia do blogue "O Prazer da Cozinha" não ficou de fora deste desafio e preparou também como habitual a sua sugestão, um fettuccine delicioso à carbonara com cogumelos.


Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 kg de carapaus pequenos
- 1 chávena grande de arroz carolino
- 1 lata de tomate pelado aos pedaços
- 3 pimentos vermelhos
- 1 cebola grande
_____________________________
- azeite q.b.
- sal grosso q.b.
- coentros frescos picados q.b.

Preparação:
Assar os pimentos no bico do fogão a gás até ficarem com a pele toda preta. Colocar dentro de um saco de plástico e fechar durante alguns minutos. Retirar a pele, as sementes e cortar às tiras. Temperar de sal, azeite e adicionar 1/2 cebola cortada em meias luas e depois finamente. Mexer e reservar no frigorífico. 

Arranjar os carapaus, secar e passar por farinha. Aquecer uma frigideira alta com azeite. Fritar os carapaus e deixar a escorrer em papel de cozinha à medida que forem fritando.

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite e refogar a restante cebola picada. Acrescentar o tomate e deixar alguns minutos a reduzir. Acrescentar o arroz e 2 medidas de água. Temperar de sal e tapar até estar cozido. Desligar o lume e polvilhar com alguns coentros frescos.

Servir os carapaus com o arroz e a salada de pimentos. Bom apetite!

6 comentários:

  1. É bem verdade, não é fácil fazer uma refeição completa por menos de 5€, ainda por cima com apenas 5 ingredientes. E então quando se trata de uma família de 5 como a minha, pior desgraça! Mas não é impossível e esta rubrica tem provado isso mesmo! Trouxeste-nos uma refeição bem à portuguesa! Fantástico! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisabete! És sempre tão participativa por aqui que acreditas que eu já te estranho se não apareceres? Fico logo a pensar que podes estar doente ou algum dos teus. Um família de 5 não é fácil alimentar, pois na minha infância éramos 5 e eu via a ginástica que a minha mãe fazia, não era fácil. Uma beijoca bem repenicada para ti!

      Eliminar
  2. Adorei a tua sugestão! É perfeita para as pessoas verem que é possível preparem uma refeição completa, para 4 pessoas e por pouco dinheiro.
    Foi um enorme prazer ter-te como minha convidada, espero sinceramente que tenhas gostado tanto deste desafio quando eu.
    Mais uma vez obrigada por teres aceite.
    Um beijinho e continuação de bom feriado :)
    Cláudia Ralha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito Cláudia, especialmente porque me desafia a pensar, e a cozinhar, que é coisa que faço com muito prazer. Foi um gosto participar. Conta comigo sempre! beijocas e bons cozinhados, como sempre fazer aliás.

      Eliminar
  3. Uma refeição barata e bem apetitosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto, faz-me lembrar a casa dos pais :), havia sempre peixe frito e arroz de tomate. bjs

      Eliminar