terça-feira, 10 de outubro de 2017

À Brás (enformado) de legumes e cavalas de conserva

Bacalhau à brás é uma das minhas maneiras preferidas de comer bacalhau, a juntar ao bacalhau com natas e ao bacalhau com broa, que há aqui pelo blogue enumeras versões. Aliás gosto à brás de tudo, desde que a minha amiga Patrícia me falou do alho francês à brás, que faço à brás de tudo o que me apetece. As versões enformadas não são as minhas favoritas, mas são uma boa forma de transformar uma refeição, daí esta versão que apresento hoje. É claro que todas sabemos que a batata palha feita em casa tem outro sabor, e se vos apetecer até podem fritá-las em azeite. Bons cozinhados malta!

Ingredientes para 6 unidades:
- azeite q.b.
- 1 folha de louro
- 1 alho francês cortado finamente (só a parte branca)
- 1/3 pimento vermelho cortado às tiras
- 1 cenoura ralada
- 2 latas de filetes de cavala em azeite
- 2 colheres de sopa de salsa fresca picada 
- 200g de batata frita palha
- 3 ovos 
- 1 pitada de sal e pimenta moída

Preparação:
Levar uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite e a folha de louro. Refogar bem o alho francês e o pimento.

Apagar o lume e juntar a cenoura, os filetes de cavala esmagados grosseiramente com o garfo, a salsa, a batata palha e misturar bem.

Bater os ovos temperados com um pouco de sal e pimenta e com um pouco de água. Verter os ovos no preparado anterior e mexer.

Levar uma frigideira pequena ao lume untada com azeite e levar a cozinhar pequenas porções de ambos os lados ou fazer numa frigideira grande vários ao mesmo tempo, com a ajuda de um aro de cozinha por exemplo.

Servir quente, morno ou frio e acompanhado de salada variada. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Não gosto de filetes de cavalas enlatadas. Mas como dizes, podemos fazer à brás tudo o que nos apetecer. Nunca faço cá em casa, porque o meu marido teve uma intoxicação alimentar à conta de um bacalhau à brás, não cá em casa mas num evento. E a partir daí nunca mais quis qualquer coisa à brás. Mas eu adoro. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu neste momento ando a gostar mais de filetes em cavala em conserva do que o habitual atum que temos sempre em casa e nos salvam por vezes dias de preguiça a fazer refeições. Conheço várias pessoas que aconteceu o mesmo em eventos, ora com bacalhau à brás ora com natas, é super normal diga-se, são muitas horas por vezes com a comida já feita a apanhar sol ou mal conservada, e com ovos ou natas é sempre preciso cuidado redobrado. Em casa raramente corremos esse risco, por isso faço algumas vezes. beijocas e resto de boa semana :)

      Eliminar
  2. Eu gosto de filetes de cavala em conserva logo esse delicioso brás me agrada.
    Assim enformado fica chique.

    ResponderEliminar