sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Gnocchi com molho de tomate

É um exercício que me dá muita satisfação. Reaproveitar sobras de outras refeições e transformá-las em pratos mais apetitosos ainda (mentira, isto é uma espécie de: não comem a bem, comem a mal!). E assim saíram uns gnocchis vindos de um puré de batata que sobrou... Este prato é daqueles que a textura leva a habituar, mas bem temperado e com um molho bem apurado fica uma delícia. Bom fim-de-semana!

Ingredientes para 4 pessoas:
- 500g de puré de batata caseiro (que sobrou de outra refeição)
- 2 ovos tamanho L
- 200g de farinha de trigo peneirada
- 2 colheres de sopa de queijo Parmesão ralado
- 1 colher de chá de tomilho seco
- 4 tomates secos bem picado
- molho de tomate caseiro (receita aqui)
- manjericão ou cebolinho  fresco para decorar q.b.
- farinha para polvilhar a bancada da cozinha q.b.

Preparação:
Misturar o puré com os ovos, a farinha, o queijo ralado e o tomate seco. Retificar o tempero de sal e pimenta (o puré reaproveitado já estava bem temperado). Se necessário juntar mais farinha para que o preparado fique firme o suficiente para ser trabalhado, mas sem juntar demasiado.

Dividir o preparado anterior em três ou quatro partes. Polvilhar a bancada da cozinha com um pouco de farinha e enrolar cada pedaço de massa em rolo. De seguida cortar em  tiras cerca 1,5 a 2cm.

Levar ao lume uma panela de água temperada de sal. Assim que levantar fervura, cozer os gnocchis que estarão prontos assim que subirem à superfície.  Retirar com a escumadeira à medida que vão estando prontos.

Acompanhar com molho de tomate caseiro e decorar com folhas de manjericão seco ou cebolinho picado a gosto. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário