terça-feira, 6 de agosto de 2019

Palitos folhados de queijo, presunto e tomate seco

E porque me esqueço sempre do prazo de validade da massa folhada de compra, já é um clássico na minha vida, inventa-se à pressa qualquer coisa assim bem vistosa, só para fingir para mim própria que era este o destino que tinha para lhe dar. Mas não era, era para fazer uma tarte retangular com creme de pasteleiro e muita fruta fresca por cima, bem diferente do que saiu do forno. Bom na mesma e massa aproveitada. 


Ingredientes para 14 unidades:
- 1 placa de massa folhada retangular
- 4 colheres de sopa cheias de queijo mozzarella ralado
- 2 fatias finas de presunto picado
- 4 tomates secos ao natural picados
- 1 gema grande
- sementes de sésamo e papoila q.b.

Preparação:
Estender a massa folhada na bancada da cozinha. Numa das metades no sentido mais estreito pincelar com um pouco da gema (serve para unir melhor a massa e os ingredientes "não fugirem"). 

Por cima distribuir o queijo, o tomate e o presunto. Dobrar a metade da massa que não tem recheio sobre o mesmo e unir bem todas as extremidades. Com uma faca afiada cortar em 14 tiras, torcer cada uma e ir dispondo no tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. 

Pincelar todos os palitos com a restante gema e polvilhar com as sementes. Levar ao forno pré-aquecido a 220º  durante 10 minutos para a massa folhar, depois baixar para os 180º e assar mais dez ou até que estejam dourados. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário