sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Bolonhesa de peito de frango

Esparguete à bolonhesa é um dos pratos que me conforta sempre. Não me perguntem porquê, porque há coisas que não se explicam.

Durante a gravidez comi este prato em doses industriais, e o meu rapaz saiu para o mundo um grande fã também. Vou variando na carne, umas vezes com carne de vaca, outras porco e outras vezes legumes ralados escondidos. Desta vez fiz com peito de frango e tomate extra. Fica a ideia, inspirem-se.

Podem  acompanhar com esparguete, ou servir de recheio para massas, lasanhas, ou mesmo uma "lasanha" de batata, um empadão, podem congelar uma parte para usar num dia de mais preguiça, e se sobrar também podem transformar num prato bem diferente e rechear umas batatas, polvilhar com queijo ralado e levar forno a gratinar. Bom fim-de-semana!

Ingredientes 4/5 pessoas:
- 3 peitos de frangos picados
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- 2 fatias de pancetta picada (bacon italiano)
- 500 de polpa de tomate
- 1 lata pequena (390g) de tomate pelado picado
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta moída q.b.
- 1 colher de sobremesa de orégãos secos
- 1 colher de sobremesa de salsa seca

Preparação:
Levar um tacho ao lume com um fio de azeite e a folha de louro. Refogar a cebola e a pancetta e juntar o alho no fim (para não queimar).

Adicionar o frango picado e fritar um pouco até ganhar cor. Acrescentar o tomate pelado e a polpa de tomate e deixar a cozinhar tapado em lume médio. Destapar, temperar de sal, pimenta, orégãos e salsa seca e deixar alguns minutos a apurar.

Retificar o tempero se necessário. Servir com esparguete ou outra massa a gosto. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário