segunda-feira, 18 de abril de 2011

Bacalhau com Presunto

Mais uma das mil e uma forma de comer bacalhau, tirada de uma livro de "Cozinha Regional Portuguesa".

Ingredientes para 4 pessoas:

- 3 postas grandes de bacalhau
- 6 batatas médias
- 150g de presunto
- 3 ovos
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- pão ralado
- pimenta
- azeite

Confecção:

Coze-se o bacalhau com as batatas.  Entretanto faz-se um refogado com o  azeite (+- 5 colheres de sopa), cebola e os alhos picados. Quando a cebola ficar translúcida junta-se o presunto às tirinhas e refoga-se mais um pouco. Depois envolve-se tudo com o bacalhau, já livre de pele e espinhas, às lascas e as batatas grosseiramente esmagadas com um garfo, tempera-se com pimenta branca moida na altura. Espalha-se a mistura num pirex untado com azeite e rega-se com os ovos batidos, polvilha-se com bastante pão ralado. Vai ao forno uns 15 minutos para gratinar. Acompanha-se com uma salada de alface. Não usei sal  propositadamente.


4 comentários:

  1. Entre a massada ali em baixo e este bacalhau nem sei qual escolheria de tão apetitosos que estão ambos os pratos, obrigado por partilhares tanta delicia,

    beijinhos e tem uma grande semana!!

    ResponderEliminar
  2. Querida Chef,

    Mais uma vez fiz um figurão seguindo as tuas delicias! Desta vez a cobaia não foi a nossa fabulosa amiga mas sim alguns familiares, não tanto exigentes, mas que adoraram!

    Obrigada por me fazeres parecer uma fada encantada dos tachos!

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Bem, deves ter um talento já de ti própria! Por isso aproveita! Nada como comer bem, rodeada de amigos ou família e ainda por cima seres tu a fazer. Podias fazer um bogue também, para eu ir espreitanto os teus cozinhados, que te parece? bjs

    ResponderEliminar
  4. Ahahah não me parece nada boa ideia lol...sou mt trapalhona e o meu jeito para empratar é nulo...um bocadinho preguiçosa também! MAs talvez daqui a uns aninhos quando estiver mais ´madurinha!

    Beijo e obrigada!

    ResponderEliminar