07 fevereiro 2014

Bife De Novilho Com Batatas Fritas E Ovo Escalfado (Numa Opção Mais Saudável)



Ainda ontem, numa das minhas conversas habituais com a minha prima Rute, em que falávamos das ansiedades que ambas partilhamos em relação aos filhos, questionámos sobre o que haveria de ser o jantar. Chegámos à conclusão que uns bifes com batatas fritas iria nos saber bem. Como mãe e responsável por todas as refeições lá de casa, exceto o esparguete guisado com frango, arroz de peixe, caracóis e castanhas assadas, que são da responsabilidade do "mais-que-tudo", tenho de ter sempre presente o equilíbrio. Não tenho regras rígidas, aliás, adoro quebrar as regras. Um dia destes o "piolho encardido" estava doente e comeu canja ao pequeno almoço, e volta e meia gosta de bacon com salsichas e ovos mexidos logo pela manhã, e acho que uma vez por outra, posso e devo satisfazer-lhe o desejo. Portanto ontem arranjei uma forma de tornar este prato um pouco mais saudável.

Ingredientes:
- bifes de Novilho (alcatra)
- alhos (um por cada bife)
- batatas
- ovos
- vinagre de vinho branco
- limão para decorar
- sal grosso
- pimenta moída na hora
- azeite para fritar e temperar
- salsa seca
- pimentão doce em pó

Preparação:
Cortar as batatas às rodelas com a ajuda de uma mandolina ou outro ralador manual. Lavar e secar bem todas as rodelas com papel absorvente ou um pano de cozinha. Polvilhar com pimentão doce em pó e agitar para que todas as rodelas fiquem com o pimentão. Fritar as batatas em azeite quente (ter atenção que "espirra" mais que o óleo e a temperatura deve estar menos elevada que o óleo), escorrer em papel absorvente e ainda quentes polvilhar com salsa seca e sal (eu não ponho sal). Enquanto as batatas fritam, colocar o grelhador no fogão em lume alto. Temperar os bifes de sal, pimenta moída, o alho espremido com o utensílio próprio (não é necessário tirar a casca) e untar ligeiramente com azeite de ambos os lados. Grelhar até ficarem com a marca da chapa (demasiado grelhado fica mais rijo). Colocar uma panela pequena com água e quando estiver quase a ferver adicionar um pouco de vinagre e com a ajuda de uma colher rodar a água no sentido dos ponteiros do relógio até fazer uma espécie de remoinho. Colocar o ovo (um de cada vez) e deixar por 4 minutos. Servir quente e decorar com gomos de limão. Bom fim de semana!

6 comentários:

  1. Adoro uma boa refeição destas! (só de vez em quando, há que manter a linha).
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  2. Uma comida que adoro.
    Esta uma delicia apetece mesmo comer
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Hummm... Parece me tão bem!!! ;)

    ResponderEliminar
  4. Ai que bom!!
    E já é quase hora de jantar... Fiquei a babar!!

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...