Já fiz tantas vezes salame de chocolate, que já perdi a conta. No espaço de 15 dias fiz dois. Ainda ponderei não vos dar a receita, mas acho sempre que poderá ser útil, para quem, tal como eu, decidiu tentar reduzir a quantidade de manteiga, aumentando o tamanho do ovo, o tamanho do salame e até mesmo quando não se tem chocolate em pó de culinária em casa, substituir por Nesquik e não adicionar açúcar. Sempre fiz esta receita, mas depois de experimentar esta que apresento, acho que fico mais bem servida, de acordo com as minhas necessidades. Lá em casa o salame é para o "piolho encardido", e metade da receita dá cerca de 8/10 fatias não muito grossas. Temos de cuidar da família e ir contrabalançando os excessos alimentares. E como sou eu que mando, foi esta receita que levei para o aniversário do meu sobrinho.
Ingredientes:
- 200g de bolachas tipo "Maria"
- 50g de manteiga
- 75g de Nesquik
- 1 ovo XL
Preparação:
Partir as bolachas em pedaços pequenos para dentro de uma tigela grande. Acrescentar o Nesquik e mexer. Adicionar a manteiga derretida e arrefecida, e o ovo. Misturar com as mãos e pressionar bem até formar uma bola consistente e bem unida (é uma questão de tempo). Colocar uma folha de papel vegetal na bancada da cozinha, por cima o salame e dar a forma de um rolo. Enrolar no papel vegetal apertando as pontas do papel para garantir que fica bem compactado. Levar ao frigorífico até endurecer. Na minha opinião e da criançada, estas alterações não comprometem o sabor. Continua doce e a textura não fica seca. O Nesquik também já contém açúcar. Boa semana a todas/os e boas receitas!
Fizeste uma nova versão e um pouco mais saudável, parece-me muito bem, bjokas
ResponderEliminarObrigada Belinha. Um beijinho
EliminarPoderia me dar a receita?
EliminarPoderia me dar a receita?
EliminarMaria a receita está descrita a seguir à fotografia.
EliminarParece delicioso! Nunca iz salame, mas é uma receita que "está na lista" hehehe
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
É muito simples fazer e com ingredientes que temos sempre em casa. E quando nos apetece um doce sabe bem. beijocas
EliminarEu ADORO salame :D , mas como faço a versão que a minha mãe faz, ou seja com muita margarina , vou trazer esta tua! Bem mais light e para comer sem muita culpa :P
ResponderEliminarBeijinhos bem doces ;)
Olá,
ResponderEliminarEstá a decorre um passatempo no meu blogue, para sortear um template grátis para um blogue.
Se quiser participar é só seguir o link:
thecotton-sky.blogspot.pt
Ficou com óptimo aspecto!
ResponderEliminarOlá Carla :)
ResponderEliminarCheguei até aqui pela querida Cristina Fonseca e como adoro salame, hei-de experimentar esta sua vesão !
Claro que já fiz mas da forma tradicional, adoramos mas não pode ser sempre, talvez esta versão possa ser feita com mais frequência ! :)
Está lindo o seu salame ! :)
Um beijinho *
E chegaste muito bem encaminada pelo Salpicos Doces que acompanho atentamente. Esta versão é menos calórica e a consciência roí menos. Um beijinho.
Eliminar