quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pão De Alho E Ervas


Os melhores convites para almoçar são aqueles inesperados. Eu gosto sempre de levar alguma coisa, mas vou sempre pelo caminho mais difícil e demorado. Fácil era levar uma garrafa de vinho ou um queijo, mas sabe-me tão bem ser eu a fazer. Normalmente faço uma sobremesa, mas ando mesmo apaixonada por esta "coisa" de amassar o pão... A massa que usei é a que sempre faço para as pizzas, mini pães, espirais e palitos, e calha sempre bem, apenas alterei a farinha. Desta vez usei a tipo 55 e fiquei muito satisfeita com o resultado.

Ingredientes:
Massa:
- 400g de farinha de trigo tipo 55 
- 200g de água morna
- 50g de azeite
- 2 saquetas de fermento padeiro seco (4,6g cada)
- 1 pitada de sal
Recheio:
- 6 dentes de alho espremidos com utensílio próprio ou bem picados
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de salsa seca + para polvilhar
- 1 colher de sobremesa de orégãos secos

Preparação:
Colocar a farinha numa taça grande com uma pitada de sal. Abrir um buraco ao meio e adicionar o fermento. Verter a água, o azeite e envolver tudo. Polvilhar a bancada da cozinha com farinha e amassar cerca de 10 minutos ou até a massa despegar das mãos e ficar bem elástica. Untar a taça com um pouco de azeite e deixar lá a massa a levedar cerca de 2 horas, tapada com película aderente ou um pano, em local seco e livre de correntes de ar. Depois de levedada, polvilhar novamente a bancada de trabalho com farinha. Dividir a massa em 3 pedaços iguais e estender cada pedaço com o rolo da massa, num retângulo comprido. Misturar todos os ingredientes do recheio e pincelar cada retângulo apenas no meio. Unir os lados e as extremidades cuidadosamente de modo a formar um rolo. Unir os 3 rolos na ponta e fazer uma trança, unindo depois a ponta como se fez no início. Pincelar com azeite (não é necessário muito) e polvilhar com salsa seca. Deixar repousar mais 30 minutos já no tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido a 200º, aproximadamente 35/40 minutos. Deixar arrefecer e partilhar com as pessoas que amamos. Beijocas.

9 comentários:

  1. Adorei este pão! Tem um aspeto delicioso!
    Obrigada pela partilha. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Maravilhoso! E eu também sou assim! Vou levar esta receita, pode ser que me apeteça fazer para um almoço que tenho amanhã!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou mesmo linda....levemente dourada como eu gosto!!! parabéns.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Um beijinho grande grande a todas!

    ResponderEliminar
  5. que lindo!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Muito bonito este pão! Fantástico!
    beijinhos

    ResponderEliminar