quinta-feira, 15 de maio de 2014

Gelado Toffee Com Praliné De Amêndoas

Ontem foi um dia difícil... A despedida tinha de acontecer e fui apanhada de surpresa. Durante quase 5 anos tive o privilégio de privar com uma das pessoas mais bonitas que conheci. O seu coração grande, a sua alegria contagiante e a sua forma de ver a vida deixou-me enternecida por o destino ter cruzado a sua vida com a minha. Foram muitas gargalhadas, muitas histórias partilhadas e muito carinho entre nós. Estou de coração partido, num misto de tristeza e alegria. Temos de ficar felizes com as mudanças de quem gostamos. Ela deixou um rasto tão bom na minha vida, que já me sinto abençoada por estes anos juntas. E se toda a gente tem direito a conhecer na sua vida, a sua alma gémea, eu já conheci a minha e não foi à toa que ela caiu de pára-quedas na meu caminho. Aprendi muito com ela e aprendi mais ainda sobre mim. Não ficou nada por dizer, apenas a promessa de nos encontrar-mos em breve. Boa sorte Marta!

A Werther´s parece que adivinhou o estado do meu coração, e mesmo a propósito, ontem recebi o seu sortido de caramelos que dispensam apresentações. Cheguei a casa e reconstruí este meu coração partido, provando cada caramelo e só decidi parar quando tivesse uma ideia para uma receita, desafio proposto pela marca. Estava escolhido o sabor, o "Caramel Crème". Saiu um gelado guloso e muito cremoso, que dispensa bater entre a congelação, pois as natas batidas e as claras em castelo fizerem esse trabalho por mim. O crocante do praliné finaliza esta combinação da melhor maneira.




Ingredientes:
Gelado:
- 1 embalagem de caramelos Werther´s "Caramel Crème"
- 400ml de natas (bem frias)
- 50g de açúcar refinado
- 4 claras de ovo (tamanho M)
Praliné:
- 50g de amêndoas palitadas
- 6 caramelos Werther´s "Caramelos clássicos de nata sem açúcar"

Preparação:
Colocar os caramelos num tacho pequeno com aproximadamente 100ml de natas e deixar derreter em lume brando. Ir mexendo até estarem derretidos. Bater as claras em castelo firme e reservar. Bater as restantes natas que devem estar bem frias, até ficarem volumosas. Acrescentar o açúcar e voltar a bater. Misturar parte do preparado dos caramelos, que entretanto arrefeceu um pouco, com as natas, reservando uma parte para o final. Envolver as claras cuidadosamente nas natas até estar tudo bem ligado. Levar o gelado ao congelador de um dia para o outro,  num forma "tipo inglês" e forrada com papel vegetal, para facilitar desenformar, caso prefiram servir à fatia. Adicionar o restante preparado de caramelos por cima e sem mexer muito. Para o praliné basta torrar as amêndoas numa frigideira sem qualquer gordura e triturar no robot de cozinha juntamente com os caramelos clássicos de nata sem açúcar. Servir o gelado polvilhado com o praliné. Bom apetite!

17 comentários:

  1. Posso só dizer que itso parte-me o coração :D Só vejo e não provo :P
    Lindo minha querida! Beijokas doces

    ResponderEliminar
  2. A vida por vezes é assim, ficam as boas recordações.

    Ficou uma maravilha o teu gelado, bjokitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz tudo parte da vida e do nosso caminho. Temos de prosseguir em frente. beijocas

      Eliminar
  3. Olá amiga ;) já há tanto tempo que não te visitava, sabes como é a vida, muito complicada. O tempo não dá para nada e ainda apor cima continuo sem receber notificações tuas. Mas agora subscrevi o teu blogue a ver se não deixo de saber noticias tuas :)
    Este gelado parece muito cremoso e guloso. Também fiz um esta semana, mas parece que não vai chegar a ser fotografado, o meu filho compromete-se em come-lo ao lanche quando não estou em casa :D
    Vou ficar com este debaixo do olho ;)

    Muitos beijinhos com saudades <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana. Não sei que se passa com o blog. Eu não tenho tido problemas. Pois os filhos e maridos dão nos conta das receitas. Quantas vezes não chego a fotografar nada porque eles estão impacientes. beijinhos. vai aparecendo.

      Eliminar
  4. A vida é mesmo assim... mas as pessoas importantes, mesmo longe estão sempre perto :)
    Este gelado deve ser tão, mas tão bom que até dói. vou levar a receita comigo.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leva a receita, mas não me leves o gelado ;). Pois preciso dele para me animar. bjs

      Eliminar
  5. Que abuso, minha nossa senhora! Adoro esses caramelos.
    E assim em gelado deve ser qulquer coisa, deve... tenho mesmo de experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que não te vais arrepender. O truque natas bem batidas e claras em castelo. Assim não ganha cristais de gelo na congelação. bjs

      Eliminar
  6. Obrigada Susana. Posso confirmar que estava bem guloso. bjs

    ResponderEliminar
  7. Adoro esses caramelos...devem ter ficado deliciosos!
    beijinhos,
    viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou muito saboroso e calórico, portanto é comer com moderação. bjs

      Eliminar
  8. Uiiii que bem, que me vinha agora esse gelado. Adorei.
    Adoro a tua cozinha <3 :* Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda sobrou um pouquinho. Vou preparar duas tacinhas para nós saborear-mos enquanto trocamos umas receitas. beijoca grande grande Sónia.

      Eliminar