segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Arroz De Pato (Inspirado N' O Barriguinhas)



Por norma faço sempre o arroz de pato desta maneira simples e muito rápida de fazer. Fica saboroso, pois cozo o pato com a pele também. Por vezes vario, fazendo um refogado com cebola, um dente de alho, o chouriço e bacon aos cubinhos. Junto depois o arroz (vaporizado que fica sempre bem) e frito ligeiramente e de seguida o caldo da cozedura do pato. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescento o pato desfiado e os miúdos picadinhos, misturo bem e forno com ele. Decidi variar um dia destes, destas 2 formas. Espreitei no blogue da Lúcia "O Barriguinhas", o seu arroz de pato, e apesar de ter feito ligeiras alterações adaptadas aos ingredientes que dispunha em casa e ao meu gosto pessoal, gostei muito! E mesmo a propósito, parece que tinha esta receita guardada para uma ocasião especial. "O Barriguinhas" está a fazer 4 anos de existência e todos sabemos o trabalho que dá manter um blogue "vivo". Acho que não há melhor maneira de homenageá-la que fazer ou inspirar-me nas suas receitas. O desafio foi lançado e em dias de festa, arroz de pato cai sempre bem, para chamar a família e partilhar bons momentos. Parabéns Lúcia!

Ingredientes:
- 1 pato com 
miúdos
- 2 cebolas
- 3 + 3 dentes de alho 
- 2 cenouras
- 1 chouriço de carne
-
1 fatia grossa de bacon (com cerca de 2,5 / 3 cm)
100ml de vinho tinto
- sal q.b.
- pimenta moída q.b. 

- azeite q.b.
- 400g de arroz carolino 

Preparação:

Colocar o pato partido aos quartos e os miúdos na panela de pressão, juntamente com as cebolas, 3 dentes de alho, as cenouras, tudo descascado e inteiro (para ser mais fácil retirar depois do pato cozido), metade do chouriço de carne (inteiro), 1/3 do bacon inteiro, o vinho, sal e pimenta a gosto. Não coloco azeite pois deixo sempre a pele do pato que tem bastante gordura. Colocar água na panela de pressão até cobrir o pato. Deixar no lume médio aproximadamente 30/40 minutos. Depois de sair toda a pressão da panela, retirar e desfiar o pato, picar os miúdos, o chouriço e o bacon. Retirar as cenouras, as cebolas, os alhos e reservar o caldo. Numa frigideira grande ou num wok, com um fio de azeite e os restantes 3 dentes de alho picados, saltear o pato, o chouriço e o bacon, cerca de 1 minuto e reservar.
Colocar novamente ao lume a panela com o caldo do pato. Quando começar a ferver, juntar o arroz e deixar até estar cozido, aproximadamente 10m. Escorrer o arroz e dispor metade na travessa de ir ao forno, no meio as carnes desfiadas e salteadas, e por fim o restante arroz. Decorar com o restante chouriço às rodelas e o bacon às fatias finas. Levar ao forno a 180º, durante 30/45 minutos, dependendo do forno de cada um e de como gostam do arroz, mais estaladiço ou menos. 

Nota: Se o pato for muito grande, deverão aumentar a quantidade do arroz.

8 comentários:

  1. Muito obrigada minha querida! Que maravilha de arroz :) Eu adoro este prato sabes?
    Um grande beijinho com muito carinho
    Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fiquei fã desta forma de fazer. E para a próxima faço a receita na íntegra. Fiquei curiosa com os cominhos e a canela. bjs

      Eliminar
  2. Adoro arroz de pato mas sou a unica cá em casa
    Esse agradou-me e muito
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se morasses mais perto, serias minha convidada quando fizesse arroz de pato :). bjs

      Eliminar
  3. Um arroz de pato sabe sempre bem e este deve ter ficado muito bom!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Super apetitoso!!
    Nunca corto o pato para o cozer, porque no talho já me disseram que encolhe bastante a carne. Mas muitas panelas não cabe um pato inteiro :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel, obrigada pela dica. Fiquei a pensar nisso do pato encolher, pois nunca ouvi. Mas já vou sondar brevemente lá no meu talho. Agora se o pato for grande, é pois uma chatice fazê-lo caber na panela ;). Um beijinho.

      Eliminar