quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Bolo Mousse De Chocolate (inspirado na receita da Donna Hay)

"O piolho encardido" está a crescer. Ele faz-me sonhar com a minha infância. Ele tem um sentido de humor brutal para uma criança de 8 anos. Ele levanta-me ao colo, tal como eu fazia à minha mãe. Ele entra pela cozinha e agarra-me pelos braços e diz-me: mãe vamos dançar um jazz? Ele já aprendeu a tirar as meias sem as virar ao contrário, (coisa que o pai ainda não aprendeu) mas quando fica zangado por ter de se ir deitar, tira uma das meias pelo avesso em jeito de vingança... E eu acho deliciosa esta vingança. Ele ajuda-me a por a mesa, a levar o lixo e quer levar sempre as compras. Ele adora amuar à espera que vá ao seu encontro para fazermos as pazes. Ele adora cinema para crescidos. Ele é a perfeita companhia para tudo. Ele adora sair à noite e ir àquele bar quase familiar que descobrimos, para comermos uma bifana a horas que já devia estar a dormir. Ele adora ver a novela comigo, um compromisso que criámos na brincadeira e decidimos partilhar. Ele enche-me a alma de esperança. Ele faz-me sair da cama todos os dias. Eu já lhe perguntei se ele era feliz. Ele disse que sim e eu sosseguei este meu coração inquieto. Fiz-lhe bolo de chocolate e acertei finalmente. Ele adorou.

Inspirado na receita da Donna Hay com ligeiras alterações 
Ingredientes:
- 400g de chocolate culinário
- 125g manteiga
- 100g de açúcar moreno
- 70g de farinha de trigo sem fermento  (usei tipo 55)
- 2 colheres de sopa de leite
- 5 ovos tamanho L
- chocolate em pó para polvilhar q.b.

Preparação:
Ligar o forno a 170º. Untar uma forma redonda (usei de 23cm) com manteiga e forrar com papel vegetal, o fundo e à volta (ver como se faz aqui na receita da Donna Hay).
Numa taça grande de vidro, colocar o chocolate e a manteiga partidos aos pedaços. Levar a derreter em banho-maria (tendo o cuidado para a água que está na panela não tocar na taça). Ir mexendo até estar derretido. Retirar do lume e na mesma taça adicionar o açúcar, a farinha peneirada, o leite e misturar bem com uma colher. Adicionar os ovos e voltar a misturar com a colher até estar tudo bem ligado. Verter para a forma e cobrir com papel de alumínio. Levar ao forno aproximadamente 40/45 minutos (usei a opção de ventilação no forno). Retirar o papel de alumínio e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífico. Polvilhar com chocolate em pó na hora de servir. Bom apetite!





1 comentário:

  1. Tenho essa receita na minha lista.
    O teu ficou lindo e tem um interior mesmo como eu gosto
    bjs

    ResponderEliminar