Um destes dias, ainda o sol não brilhava tanto, comi umas ervilhas feitas pela minha mãe. Souberam-me tão bem que dias depois fiz em casa. É claro que estavam boas, mas mentiria se dissesse que as minhas é que eram as melhores. Nada disso, as da minha mãe são bem melhores! Não sei se é a mão, se é o tempero, se é o carinho que recebemos da mãe quando ela cozinha para nós, deve haver algum segredo escondido. Mas fica aqui a minha tentativa de tentar chegar aos calcanhares dela. Mãe é mãe, não é verdade?
Ingredientes para 4 pessoas:
- azeite q.b
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 520g de novilho (usei para jardineira já cortado e embalado)
- 50ml de vinho tinto
- 100ml de polpa de tomate
- 2 cabeças de cravinho
- 2 cenouras médias cortadas às rodelas
- 3 batatas médias cortadas aos cubos
- sal grosso q.b.
- piri-piri q.b.
- 1 kg de ervilhas congeladas
- coentros frescos picados q.b.
Preparação:
Levar um tacho a lume com um fio de azeite e refogar a cebola e o alho.
Juntar a carne e deixar a fritar um pouco para ganhar cor. De seguida adicionar o vinho, levantar o lume e deixar evaporar o álcool.
Juntar a polpa de tomate, o cravinho, as cenouras e as batatas. Temperar de sal e piri-piri a gosto. Tapar o tacho e deixar ao lume até estar tudo tenro. Se necessário juntar um pouco de água.
Por fim destapar e acrescentar as ervilhas (mesmo congeladas) e deixar a fervilhar até estarem cozidas mas firmes. Servir polvilhado com coentros frescos a gosto. Bom apetite!
Gosto muito de carne guisada com ervilhas e cenoura.
ResponderEliminarFicou com otimo aspeto.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/bolo-de-chocolate-e-iogurte-liquido.html
É um prato mais outonal, mas deixei passar a receita este tempo todo. Fica registada para os dias mais frios. bjs e boa semana.
Eliminar