terça-feira, 22 de maio de 2018

Pipis (com vinho do Porto)

É muito provável que este petisco não reúna consenso, aliás não reúne mesmo, a começar cá por casa. Eu gosto muito, talvez porque fui habituada desde sempre a vê-los à mesa. O molho é tão saboroso que basta os meus rapazes molharem o pão e eu trato de comer o resto, pensava eu. O "piolho encardido" achou piada aos pescoços e foi chuchando até não haver mais nenhum, o "mais-que-tudo" ficou pelas moelas e dividiram as asinhas e o resto é todo para mim :). Este petisco é uma pechincha!


Ingredientes para 4 pessoas:
- 1,5 kg de miúdos de frango (tinha moelas, corações, fígado, pescoços, patas e também asinhas)
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho laminados
- 1 folha de louro
- 50ml de vinho branco
- 50ml de vinho do Porto
- 1 pacote de polpa de tomate (210g)
- azeite q.b.
- sal q.b.
- piri-piri q.b.
- salsa fresca picada q.b.

Preparação:
Limpar os miúdos retirando o excesso de gordura. Cortar ao meio os pescoços, as moelas, os fígados e as asinhas (reservar os fígados à parte). 

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite e a folha de louro, e refogar a cebola e o alho (que se coloca depois para não queimar).
Acrescentar os miúdos ao tacho, à exceção dos fígados que ficam para último.  

Assim que ganharem cor, adicionar os vinhos e deixar em lume alto até evaporar o álcool. Acrescentar a polpa de tomate, temperar de sal e piri-piri, tapar e deixar em lume médio/baixo até a moelas estarem tenras (demora algum tempo). 

No fim adicionar os fígados até ganharem uma cor opaca (cozinham em poucos minutos). Retificar o tempero se necessário. Servir quente polvilhado com salsa fresca picada. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Hummm isto é um bom petisco!!


    Beijos e um excelente dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu gosto tanto e a juntar a isso ainda há o fator: que grande pechincha! ;)

      Eliminar