segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Creme de aipo com batata e courgette

Ultimamente não me tem apetecido jantar grandes pratos. A idade avança e e o corpo pede-nos o que precisa, e o meu pede-me que jante pouco e não me empanturre com tanta comida. Sendo assim faço sopas e outras coisas leves. Esta ficou uma delícia, tal como esta mas sem a batata e com outra guarnição. Cozer muito bem os legumes antes de triturar e ficará perfeita e bem aveludada. Por fim há que embelezá-la para o meu rapazote não dizer o habitual: só sopa? Sim, só sopa, mas é uma sopa especial, vais gostar vais ver.


Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 talos de aipos cortados finamente (é importante descascá-los antes com o cortador como fazemos com as cenouras, assim retiramos todos os fios)
- 2 batatas médias (300g) cortadas aos cubos
- 1 courgette médias (300g) cortadas aos cubos
- 1 cebola picada
- 1 litro de água (ou caldo de legumes caseiro)
- sal grosso q.b.
- azeite q.b.
- 4 ovos cozidos e cebolinho picado para servir

Preparação:
Levar uma panela ao lume com um fio de azeite e refogar ligeiramente a cebola.
Adicionar o aipo, as batatas, a courgette, temperar de sal e acrescentar parte da água.
Deixar a fervilhar até os legumes estarem bem cozidos quase a desfazerem-se.
Triturar bem com a varinha mágica, retificar o tempero de sal e a textura do creme para se necessário acrescentar a restante água.
Servir com os ovos cozidos e o cebolinho picado. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Que delicioso cremezinho e com o frio que começa a fazer, sabe tão bem!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou por mais um prato na mesa ;) e fazes-me companhia, pode ser? bjs

      Eliminar
  2. Com os dias a ficarem frios já apetece um creme assim gostoso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O outono pede-nos estes pratos quentinhos. Obrigada e boa semana também para ti, e sempre com bons cozinhados como os teus :)

      Eliminar
  3. Boa receita!
    Vou experimentar, pois está mesmo de Outono...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até gosto do Outono, há uma certa nostalgia no ar que me agrada. Agora chegar ao Natal é que já não acho tanta piada. bjs e volta sempre que queiras, a ver se em breve faço uma receita vegetariana para ti :)

      Eliminar