29 julho 2013

Abóbora Assada Com Manjericão E Requeijão

Começou a "época" das obras cá em casa. Pinturas e pequenos arranjos aqui e ali. O caos está instalado e eu só me apetece tirar férias e voltar depois da ordem reposta. Respiro fundo e lá vou eu pôr mãos à obra. Para dias complicados, acompanhamentos quase tão rápidos como a velocidade da luz.

Ingredientes:
- Uma talhada de abóbora cortada aos cubos
- 1 colher de chá de manjericao seco
- azeite q.b.
- sal grosso q.b.
- 1 requeijão
- folhas de manjericão frescas q.b.

Preparação:
Colocar a abóbora numa travessa de ir ao forno. Temperar de sal, azeite, manjericão seco e misturar. Levar ao forno a 180º, aproximadamente 20 minutos ou até a abóbora estar macia. Acrescentar o requeijão desfarelado e decorar com as folhas de manjericão. Um acompanhamento diferente e de gosto forte. Bjs a todos. Agora vou beber um Melangão e já volto.

26 julho 2013

Pudim De Leite De Coco (Escondido Num Semi-frio E Com Requinte De Cheese-Cake)

Esta sobremesa andou a marinar à espera de um nome. Tal como eu, tornou-se numa tarefa difícil de descomplicar. Este nome foi o melhor que se arranjou. Com esta sobremesa participo no passatempo do Blogue "Cinco sentidos na cozinha". Uma das regras era utilizar um produto aleatório da marca Koala. Escolhi o leite de coco, pois é o que mais uso desta marca e tenho sempre uma latinha de reserva na dispensa. A receita do pudim vem no rótulo da lata, que a maioria das pessoas nem repara.

Ingredientes:
- 250g de bolachas de aveia triturada (usei sem açúcar)
- 50g de manteiga derretida e arrefecida
- 6 folhas de gelatina incolor
- 1 lata de leite condensado ((397g)
- 1 lata de leite de coco Koala (400ml)
- 100g de coco ralado
- 1 pacote de natas  (200ml)
- polpa de manga q.b.

Preparação:
Misturar a manteiga com a bolacha e fazer uma base numa forma com fundo removível, calcando bem a bolacha. Levar ao frigorífico uns minutos enquanto preparamos o resto da receita.
Colocar as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante alguns minutos. Escorrer e dissolver em 6 colheres de sopa de água ferver. Numa taça à parte misturar o leite condensado com o leite de coco, o coco ralado, as natas e a gelatina já dissolvida na água. Verter este preparado por cima da bolacha. Levar ao frigorífico nunca menos de 4 horas ou até solidificar. Na hora de servir acrescentar uma cobertura de polpa de manga. Bom apetite e bom fim de semana.

24 julho 2013

Brigadeiros De Coco








À semelhança dos vulgares brigadeiros  que costumo fazer, adaptei a receita para fazer de coco. Cada pessoa ajusta as quantidades à sua maneira e o bom da culinária é isso mesmo. 

Ingredientes para 13 brigadeiros:
- 1 lata de leite condensado
- 5 colheres de sopa (bem cheias) de coco ralado + para polvilhar
- 3 colheres de sopa de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga (rasas)
- óleo para untar

Preparação:
Numa caçarola colocar o leite condensado, o leite e a manteiga. Levar ao lume brando até fazer o ponto de estrada (sensivelmente 20 minutos) mexendo sempre. O preparado reduz e engrossa. Desligar o lume, adicionar o coco e envolver bem. Verter para um prato untado com óleo e deixar arrefecer por completo e de preferência deixar no frigorífico alguns minutos. Untar as mãos com óleo e com a ajuda de uma colher de sopa retirar pequenas quantidades, fazer bolinhas com as mãos e passar pelo coco. Repetir a operação. Guardar no frigorífico e saborear um de cada vez. Boa quarta-feira.

19 julho 2013

Salada De Ovas De Bacalhau Panadas



Para quem aprecia ovas, esta é uma maneira de fugir à normalidade. Aproveito esta simples receita para tentar surpreender a dona desta cozinha "Cozinhar sem Lactose" e levar para casa um prémio que me daria muito jeito... Vão espreitar e vão perceber porquê.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 400g de ovas de bacalhau (usei congeladas)
- 100g de rúcula
- 2 tomates cortados aos quartos
- 1 pimento assado cortado às tiras
- folhas de coentros frescos q.b.
- 1 limão
- 1 ovo batido
- pão ralado q.b
- sal grosso q.b.
- pimenta moida q.b.
- azeite para fritar e temperar q.b.

Preparação:
Depois de descongeladas, temperar as ovas com sal, pimenta e algumas gotas de sumo de limão. Passar pelo ovo e depois pelo pão ralado. Aquecer uma frigideira anti-aderente e adicionar um fio de azeite (aproximadamente 2 colheres de sopa). Fritar as ovas e quando começarem a ficar com uma cor opaca até meio, está na altura de virar. Escorrer em papel absorvente. Deixar arrefecer e cortar às fatias. Empratar colocando numa travessa grande, a rúcula, o tomate, o pimento e as ovas. Temperar de sal grosso. Decorar com as folhas de coentros frescos e gomos de limão e na hora de servir, um fio de um bom azeite. Uma delícia. Bom fim de semana. Sem banhos na praia.

17 julho 2013

Mexilhões Com Tomate E Aipo





Se nós não vamos aos petiscos, vêm os petiscos até nós. E que não seja por isso que não possamos aproveitar os grandes prazeres do verão. 

Ingredientes para 2 pessoas:
- 1 kg de mexilhão
- 2 tomates maduros picados (sem pele)
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 talo de aipo sem as folhas laminado
- 3 dentes de alho laminado
- 1 folhas de louro
- azeite q.b.
- sal grosso q.b.
- 1 molho pequeno de coentros frescos picados

Preparação:
Lavar bem os mexilhões retirando a "barba" e raspando a casca com a ajuda de uma faca. Fazer um refogado com um fio de azeite e adicionar o tomate, a polpa de tomate, o talo de aipo (retirar a casca do talo para sair os "fios"), o alho, o louro e temperar de sal. Adicionar os mexilhões e cozinhar tapado em lume moderado até estarem todos abertos. Polvilhar com os coentros e servir quente. Boa quarta-feira a todas/os.

15 julho 2013

Sopa De Frango Ao Estilo Asiático



Era para ser uma canja... Mas saiu esta sopa em jeito asiático e com os ingredientes que tinha em casa. Se ficou boa? Ficou sim senhora! Apesar de saber que haveria mais ingredientes que poderia ter colocado neste tipo de sopa. Come-se de pauzinhos e beberica-se o caldo.

Ingredientes para 6 a 8 pessoas:
- 1 frango
- 3 l de água
- 2 cenouras
- 2 talos de aipo com as folhas
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 100ml de molho de soja
- 1 colher de sopa de açúcar (usei amarelo)
- 1 colher de sopa de óleo de sésamo (ou azeite)
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
- 1 colher de chá de sal grosso
- 1 colher de chá de molho picante (ou mais)
- 1 cubo de caldo de galinha
- 200g de massa chinesa com ovo

Preparação:
Numa panela grande colocar o frango, a água, as cenouras inteiras (sem a casca), os talos de aipo com as folhas partido ao meio (para caber na panela), a cebola cortada em meias luas e depois às fatias finas, o alho laminado, o molho de soja, o açúcar, o óleo de sésamo, o gengibre, o sal, o picante e o cubo de caldo de galinha. Levar ao lume e deixar ferver até o frango estar cozido. Retirar o frango e desfiar, cortar as cenouras em palitos finos, laminar os talos de aipo e separar as folhas. Reservar. Voltar a colocar o caldo ao lume para ferver e nele cozer a massa chinesa sem partir durante 3 a 4 minutos. Servir em taças a massa, depois colocar o caldo, o frango, a cenoura e as folhas de aipo. Boa semana a todas/os.

12 julho 2013

Bolinhos De Canela

Nada sabe melhor que fazermos os nossos bolinhos preferidos. Só preciso pouco mais de 30 minutos. Bem mais rápido que descer as escadas, agarrar no carro e ir à pastelaria mais próxima. 

Ingredientes para 21 bolinhos:
- 300g de farinha de trigo fina e com fermento
- 150g de açúcar amarelo
- 1 colher de café cheia de canela em pó
- 100g de manteiga derretida e arrefecida
- 1 ovo tamanho L
- canela em pó q.b. para polvilhar no final

Preparação:
Numa taça misturar os ingredientes secos. Adicionar os restantes ingredientes e envolver bem com as mãos. Fazer bolinhas do tamanho de nozes. Colocar os bolinhos afastados entre si no tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal (não é necessário untar). Levar ao forno pré-aquecido a 180º e depois baixar para 150º e cozer aproximadamente 20 minutos. Retirar,  polvilhar com canela e deixar arrefecer. Bom fim de semana! Sejam felizes!

10 julho 2013

Empada Familiar De Frango E Mozzarella


Um dia destes fiz arroz de frango no forno e como sempre adoro "roubar o peito do frango" para que o possa utilizar noutra refeição. Depois de muito pensar, lembrei-me que há tanto tempo não fazia umas empadas. Mas simplifiquei e fiz uma grande, pois que estou muito preguiçosa.

Ingredientes:
Massa:
- 300g de farinha de trigo 
- 75g manteiga derretida e arrefecida
- 3 ovos (tamanho S) ¨+ uma gema para pincelar no final
- sal q.b.

Recheio:
- 2 peitos de frango cozidos e desfiados
- 1 bola de mozzarela búfala às rodelas
- folhas de manjericão frescas picadas

Preparação:
Num recipiente colocar a farinha, no meio os ovos, a manteiga e uma pitada de sal. Misturar com as mãos até ficar uma massa consistente. Se necessário adicionar mais farinha até esta se despegar das mãos. Dividir a massa em duas partes. Polvilhar a bancada de trabalho com farinha e estender a massa com o rolo até à espessura desejada. Neste caso fiz mais grossa do que faço com as empadas individuais. Colocar a massa estendida numa forma de ir ao forno untada com manteiga. Rechear com o refogado, depois metade do frango desfiado, de seguida metade da mozzarella, repetir a operação e acabar com o manjericão. Colocar a outra parte da massa por cima e unir as pontas. Pincelar com gema de ovo batida com um pouco de água. Levar ao forno pré-aquecido a 180º sensivelmente 20 minutos, ou até ficar dourada.

* Usei um refogado de tomate caseiro feito pela minha mãe, que pode bem ser substituído pelo da Compal.

09 julho 2013

Caracóis - Um Petisco Económico Bem Português

Eu gosto de uma boa barrigada de caracóis, gosto de sonhar e viver a vida com uma boa dose de sentido de humor. Os 40 anos fizeram de mim uma pessoa aparentemente forte e de coração frio, mas eu própria nunca me enganei. Sinto que dentro de mim ainda vive aquela menina frágil e dramática mas com um bom tempero de coragem. É paradoxal mas é assim que sou. Jamais tentem mudar-me porque isso é anti-natura para mim e para todas as pessoas, suponho. Continuo sonhadora e gostaria mesmo de saber a quem fiz chegar aquele pequeno frasco de polpa de tomate com um poema lá dentro, que joguei ao mar há tantos anos atrás. Ainda me sinto uma poeta enclausurada à espera que alguém abra aquele frasco. Ainda quero mudar o Mundo, apesar de disfarçadamente fingir que já não me importo. Ainda gosto de tocar em todos botões do elevador quando vou com o "piolho encardido" à casa dos avós. Ainda hoje voltei a deitar a língua de fora ao guarda que fazia operação stop no sítio do costume. Ainda gosto de pisar as folhas secas e ainda adoro mexer no cabelo macio do meu pai, mas o que eu queria mesmo, mesmo, é que a puta desta ansiedade saísse de dentro do meu peito, sob pena de nunca mais voltar a ser eu. E não, isto não é um pedido S.O.S., isto são os meus pensamentos transcritos à espera que estejam todos de férias e que a única pessoa a lê-los seja eu. E para quem diz que fazer caracóis é coisa de homem, eu respondo: pois, pois...

Ingredientes para 6/8 pessoas:
- 2 kg de caracóis
- 100g de bacon cortado aos cubos pequenos
- 1 cabeça de alho (alhos com casca e ligeiramente esmagados)
- 1 haste de orégão seco
- 1 1/2  colher de sopa de sal grosso
- 1 cubo knorr de galinha
- molho piri-piri q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Lavar os caracóis em várias águas, até o bom senso ditar que estão perfeitamente limpos. Colocar numa panela grande e encher de água até ficarem submersos. Acender o lume no mínimo para que os caracóis saiam para fora e lentamente morrerem (perdoa-me Senhor, porque eu pequei.) Depois aumentar o lume até ferver. Colocar os restantes ingredientes, menos o azeite e apurar. Desligar o lume. Regar com um fio de azeite. Servir quente e acompanhar com pão e cervejas frescas. Bons Petiscos!

07 julho 2013

Bolinhos De Peixe No Forno

Ainda sobre as férias e no que custa planear as refeições para agradar a todos e ao mesmo tempo aliar o saudável, saíram estes bolinhos de robalinhos que podem bem ser de outras sobras de peixe.

Ingredientes para 14 Bolinhos:
- 2 robalinhos grelhados e desfiados
- 1 cenoura média ralada
- 1 cebola média ralada
- 1 courgette (sem casca) média ralada
- coentros frescos picados q.b.
- manjericão fresco picado q.b.
- 1 carcaça amolecida em água e escorrida
- 1 gema
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- pão ralado

Preparação:
Numa taça misturar bem todos os ingredientes, exceto o pão ralado. Temperar de sal e pimenta.  Fazer pequenos bolinhos e passar cuidadosamente pelo pão ralado. Levar ao forno pré-aquecido a 180º até ficarem bem dourados. Acompanhar com arroz e salada variada. Bjs e bom Domingo a todos. Por aqui continuo a meio gás.

03 julho 2013

Molho Agridoce Para Acompanhar uns Nuggets Caseiros

A semana passada no meu último dia de férias decidi testar um molho agridoce. Fiz várias experiências e acertei o molho ao meu gosto. Gosto de comida saudável, mas apesar disso acho que quebrar as regras de vez enquanto não faz de mim uma má mãe. Portanto, acabei as férias em beleza e em jeito de fast food caseiro.

Ingredientes:
- 600g de bifes de frango cortados em pequenos pedaços
- sal fino q.b.
- pimenta q.b.
- sumo de 1 limão
- 2 a 3 folhas de louro
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 ovo batido
- pão ralado q.b.

Para o molho:
- 200ml de água
- 50ml de vinagre balsâmico
- 50g de açúcar refinado
- 2 colheres de polpa de tomate
- 1 colher de café de sal grosso
- 1 colher de sopa de amido de milho

Preparação:
Temperar o frango com sal, pimenta, sumo  de limão, as folhas de louro e o alho espremido. Deixar uns minutos a tomar o gosto. Passar os pedacinhos do frango pelo ovo batido e depois pelo pão ralado. Fritar em óleo quente até ficarem dourados. Deixar a escorrer em papel absorvente.
Para o molho agridoce basta juntar todos os ingredientes levar a lume brando e ir mexendo até engrossar. Servir o frango com o molho a acompanhar. Bom apetite! Bjs a todas/os.

01 julho 2013

Morangão

O que eu aprecio na culinária é que há solução para tudo, até para aquela bebida que está há séculos em casa e ninguém bebe. Nada se perde e tudo se transforma. Quem diria que esta bebida (que vi num cartaz de publicidade da marca) iria me saber tão bem. Eu que raramente bebo. Fiz para dois, mas "ele" não quis beber. Perdi a cabeça e bebi as duas e mais houvesse...

Ingredientes para 2 pessoas:
- uma mão cheia de morangos
- 100ml de Licor Beirão
- gelo q.b.

Preparação:
Lavar os morangos e cortar em pedaços. Triturar no liquidificador juntamente com o licor. Servir com muito gelo e saborear. Boa semana a todas/os.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...