sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bife à Vienense com Puré de Batata Doce e um Desabafo

Hoje sentia-me demasiado deprimida e triste com o mundo, que nem era para ter cá vindo. Situações que nos deparamos diariamente. A indiferença das pessoas, a frieza, a falta de espírito de entreajuda e a falta de sensibilidade. Como é que é possível? No Metro de Lisboa uma senhora idosa aflita, que bem poderia ser a minha querida mãe, e só de imaginar que um dia ela pudesse passar alguma situação idêntica doeu-me a alma de tal forma que ainda não me recompus. Estava muito nervosa e aflita e precisava ajuda monetária para voltar para a Marinha Grande. Foi o que eu ouvi quando passei por ela. E estava a pedir ajuda a outra idosa que lhe respondeu logo: não tenho moedas! Eu ouvi aquilo e fiquei chateada, por não ter sido a mim feita a mesma pergunta, talvez por ter um ar de menina, ir de headfones nos ouvidos e parecer que ainda vivo na casa dos pais, realmente não sei. Voltei para trás e perguntei se ela estava aflita e o que precisava, a senhora estava tão nervosa e chorosa que não me pareceu que fosse gastar o dinheiro na droga ou fosse beber uns copos. As coisas sentem-se, a verdade sente-se, a verdade repõe-se. Dei-lhe 5 euros e perguntei se ela sabia ir tirar os bilhetes e desenrascar-se, ela respondeu chorosa que sim. Não fiz mais perguntas, não questionei nada! 5 euros fazem-me falta, hoje não tomei o pequeno almoço fora, nem vou lanchar, nem vou por o euromilhões, nem vou tentar a sorte com uma raspadinha. Mas o que é isso ao pé da felicidade que sinto em ajudar o próximo? Parece-me bem que esse foi o meu euromilhões de hoje. Desculpem o desabafo… Foi apenas um pequeno exemplo de situações que vejo todos os dias e nem todas envolvem ajudas monetárias.

Já volto para descrever a receita.

Um pouco mais recomposta destes estados emocionais que nos levam ao limite, segue então a receita que tentarei resumir, já basta a seca que apanharam hoje com este “post”.

Ingredientes para 2 pessoas:

Para os bifes:
- 2 bifes do lombo de vaca (usei 4 pequenos)
- 1 cebola pequena
- 50g de margarina (+-)
- 1 colher de chá de vinagre de vinho (usei tinto, a receita original não dizia)
- sal
- pimenta branca
- colorau (pimentão doce)
- farinha

Para o puré:
- 500g batata doce
- 1 maçã (usei granny)
- 1 colher de sopa de manteiga
- sal

Confecção:

Tempera-se os bifes de sal, pimenta, polvilha-se com o colorau espalhando bem com os dedos e de seguida com farinha fazendo o mesmo. Viram-se e repete-se a operação. Numa frigideira com a margarina (ou azeite), fritar os bifes a gosto, eu gosto mal passado. Retiram-se e reservam-se. No próprio molho aloura-se a cebola às rodelas bem finas até estarem quase caramelizadas e acrescenta-se o vinagre.
Coze-se a batata-doce e tritura-se muito bem até ficar cremosa e acrescenta-se a maçã crua cortada aos bocados e tritura-se novamente. Volta-se a colocar no tacho, tempera-se com sal. A manteiga é posta fria. Foi o que apanhei de um programa na televisão.
E depois emprata-se como se vê na foto. Sempre que queiram que o molho fique mais atractivo é passarem pelo coador. Desta vez não fiz. Mas fica sempre mais mimoso no prato.

Bifes: “Livro de receitas de carne – Vaqueiro”
Puré: “Receitas Ibéricas – Alter Genéricos 1 Volume” (alterei a receita original)


22 comentários:

  1. São situações reais que mexem connosco. E que não devemos nunca ignorar.

    ResponderEliminar
  2. Bem e este post já me comoveu... e sim, acredito que se sabe quando dizem a verdade.

    ResponderEliminar
  3. É verdade, tens toda a razão, mas a sociedade no geral, nos dias de hoje, está descrente nela mesma, nos outros, no Estado, na Justiça, no Amor, na Amizade... Enfim, vivemos tempos difíceis, que nos confrontam e que nos fazem pensar. Depois, ou fazemos a diferença, ou não... Hoje fizeste e isso é muito bom! Mas nem sempre temos coragem para isso... E é pena! Um dia de cada vez e um passo de cada vez. Eu penso que é assim que alteramos, senão o mundo, pelo menos aquilo que se passa à nossa volta! Parabéns pela disponibilidade e pela coragem!

    Bjs

    PS - Publica a receita porque esses bifes devem ser deliciosos!

    ResponderEliminar
  4. ATÉ FIQUEI ARREPIADA, FIZESTE BEM , PORQUE HOJE SÃO ELES AMANHÃ PODEMOS SER NÓS NESSA SITUAÇÃO.
    OS BIFES FICARAM EXCELENTES.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Enfim, são situações que a mim me comovem e não consigo deixar passar...
    Esse bife e o puré ficaram uma maravilha depois deixa a receita, beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Com certeza amiga, devemos sempre olhar para o nosso próximo não sabemos o dia de amanhã, a vida dar muitas voltas. Parabéns pela sua atitude.
    Hoje contei um desabafo tbm , no meu cantinho.
    O seu prato ficou muito bonito e saboroso!
    bjs,
    Andréa....

    ResponderEliminar
  7. Fizeste bem, e cada vez mais as pessoas de deviam fazer o que tu fizeste, mas nos dias que correm vê-se exactamente o contrário.
    A receita está com muito bom aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. São situações que sempre comovem... Mas não e' só em Portugal que se passa, aqui nos USA acho que e' pior. Parabéns fases-te o que se deve fazer, mostra que és uma pessoa com caráter.

    O teu prato esta com um aspecto delicioso : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Pois é, infelizmente as pessoas hoje em dia desconfiam de tudo e todos e ajudar qualquer pessoa é uma complicação... Mas enfim, acho que fizeste o que estava certo. E claro a receita como sempre tem um ar fantástico... :)

    ResponderEliminar
  10. Querida
    Comovi-me e identifiquei-me com seu desabafo, pois vivo em São Paulo, e apesar do que dizem, que a economia brasileira está navegando em "céu de Brigadeiro", o que se vê pelas ruas é um défcit social enorme. Essa cena está por aqui em cada esquina, com idosos, crianças, mães com bebês e muitos aproveitadores que se fazem passar por mendigos e lesar os outros. Ufa, desculpe o meu desabafo.

    Ótima receita, com uma apresentação caprichosa.

    muitos beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Descobri o teu blogue através do blogue da Mariana, e só por esta primeira postagem, já deu para reparar que és de certeza uma pessoa especial e com bons valores morais, não me perguntes porquê mas já me sinto feliz hoje por saber que ainda existem pessoas como tu no Mundo, é por isso que continuo a acreditar no melhor das pessoas e a pensar que amanhã o dia será melhor de certeza. Gostei e fiquei fão do blogue, se te apetecer passa pelo meu humilde cantinho é sempre um prazer ter pessoas como tu a visitar-me. Beijinhos e muito obrigada por seres quem ´s beijinhos. Com tudo isto já me esquecia de te dizer que a receita me parece fantástica. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Oi querida!!!
    Tudo bem?
    Adorei o seu blog, parabéns! Esse prato relamente é de dá água na boca, muito boa!!
    Estou te seguindo, gostaria de convidá-la a visitar o meu e conhecer a minha personagem menina limão, ela é cômica e tem vários vídeos, espero que te faça sorrir, ela falaa de comida também. Lembre-se de Deus nos seus momentos de tristeza, não há um mal que não taga um bem e um bem que não traga um mal, confie sempre.
    Fica com Deus,
    beijos
    www.meninalimaoem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Fizeste muito bem ter ajudado, não há nada melhor que podermos ajudar os outros, fazermos o bem e com isso fazer alguém feliz, infelizmente nem todas as pessoas são assim e na cidade existe muito o individualismo.
    Obrigada pelo comentário de ontem lá no meu cantinho.
    O teu bife está de certeza delicioso!!!
    Beijinhos e bom fim de semana :))

    ResponderEliminar
  14. Olá, infelizmente estas situações são muito comuns e as pessoas muito desconfiadas. Quando alguém me pede esmola nunca nego.Muita gente diz-me e se for mentira?Se for mentira, eu não sei, sei é que a situação de uma pessoa a pedir esmola já é tão humilhante, que eu nem penso nisso. Acho que a sociedade está a ficar muito fechada e egoísta, temos que dar a volta a isso e hoje agiste muito bem.
    E agiste muito bem também na cozinha, que este bife está com óptimo aspecto e com um acompanhamento divino.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Parabéns, sua atitude foi muito nobre. Dentro do possível devemos sempre ajudar o próximo, não só com coisas materiais, mas respeitando e dando atenção,orientação.

    Sua receita está maravilhosa.

    Bom domingo

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente essas situaçoes devem acontecer tds dias. parabens pela sua atitude. e tb parabens pelo blog. gostei mt e verei as novidades. se kiser conhecer a minha cozinha a morada é:
    http://ensaiosculinarios.blogspot.com/
    beijocas

    ResponderEliminar
  17. Já te sabia sensível e de coração grande e isso faz-nos ter ainda esperança neste mundo enquanto houverem pessoas como tu amiga. A sociedade de hoje está fria, insensível ás questões sociais e infelizmente só sabemos olhar para o nosso umbigo e para as coisas materiais e eu não quero acreditar que essa seja a maio herança que deixamos ás outras gerações: o desprezo pelos outros, espero sim e sinceramente, que saibamos abrir os nossos corações e demonstrar sempre os nossos sentimentos assim como tu fizeste, és um bom exemplo a seguir, obrigado pelo teu gesto obrigado por seres minha amiga, obrigado pelo teu carinho e amizade e as tuas visitas que sempre me deliciam,

    beijinhos e agora vou apreciar a tua deliciosa receitinha...

    ResponderEliminar
  18. Pois, realmente começa a ser comum ignorar a dor dos outros, talvez porque estamos demasiado preocupados (e até com uma certa razão) conosco próprios...
    Foi uma bela acção a tua, e a recompensa é sentires k fizeste o k era certo, e k foste útil a alguém hoje...
    O bifes está com óptimo aspecto
    beijo

    ResponderEliminar
  19. Este desabafo lembra-me uma situação que me aconteceu no inicio de estar em Portugal, que nem sei como não me fui logo embora. De facto existem pessoas que são de um grau de insensibilidade impressionante. (comigo foi a cair de uma escada a baixo no Metro e ninguem ajudar e ainda me chamarem de maluca, foi horrivel)mas pronto ainda existem pessoas como tu que faz com que pensamos que ainda haja esperança!
    Desabafos á parte ... esta receita parece ser uma delicia, há tempos que queria fazer um puré de batata dôce. (vai já para lista de compras)
    Bjs,
    Sandra

    ResponderEliminar
  20. Sofia.Lopez09 maio, 2011

    Olá :)
    Li o teu desabafo e tive 2 sentimentos... um de grande tristeza por saber que, mais uma vez, se confirma o estado podre da sociedade... e outro de alegria por saber que ainda existem pessoas capazes de ter coração...e também de saber que não estou sozinha. Porque quando vejo essas coisas também reajo, gosto de me deitar tranquila com a certeza que fiz o meu melhor.O que fizeste foi uma atitude muito nobre e valiosa da tua parte!! Enfim, tanta coisa a dizer sobre isto...

    Em relação à receita, quero dizer que está com um aspecto fantástico e que vou guardá-la porque estou curiosa com o puré de batata doce!
    A foto além de linda faz crescer água na boca :)
    Bjs e obrigada!

    ResponderEliminar
  21. Olá Sofia, obrigada pelas tuas palavras, e se elas chegaram até ti é porque vejo aí um bom coração também. Quanto à receita experimenta pq vale a pena, apesar do gosto diferente do puré normal. bjs e tudo de bom para ti e volta sempre

    ResponderEliminar
  22. nao gostei muito de receita

    ResponderEliminar