segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Empadão De Atum E Alho Francês

Nem sempre sai da minha cozinha receitas elaboradas e cheias de ingredientes gourmet. A vida simples também é boa. Descomplicar também é uma boa maneira  de superar desafios na culinária. Um dia destes não sabia o que fazer para o jantar, e enquanto arrumava umas coisas, pus umas batatas a cozer, na esperança de surgir alguma ideia. Surgiu então um empadão de atum e posso afirmar que não me envergonhou, apesar de cá em casa não terem adorado como eu. Mas vocês confiam em mim? Ou "nestes" dois que não sabem do que falam?


Ingredientes para 3/4 pessoas:
Para o Puré de batata:
- 1kg de batatas para cozer
- sal q.b.
- 100ml de leite (aproximadamente)
- 1 noz de manteiga
- mostarda q.b.
- noz moscada em pó q.b.
- 1 gema de ovo para pincelar

Para o Recheio:
- 1 alho francês às rodelas finas (só a parte branca)
- 2 lata de atum
- 3 tomates maduros picados (sem pele e sementes)
- 1 cenoura ralada
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 fio de azeite
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de orégãos secos
- pimenta moída q.b.


Preparação:
Depois de descascadas e cortadas aos pedaços iguais, colocar as batatas a cozer em água temperada de sal. Escorrer e voltar a colocar na panela para esmagar com o utensílio próprio que aconselho a terem, por ser tão mais fácil fazer puré.Verter o leite, a manteiga, a mostarda e envolver bem. Temperar de sal e noz moscada a gosto. Reservar. Num tacho pequeno com um fio de azeite e a folha de louro, refogar o alho francês até ficar bem macio. Acrescentar o tomate e deixar cozinhar até reduzir. Depois a polpa de tomate e a cenoura e deixar uns minutos a apurar. Por fim, o atum escorrido e os orégãos e deixar mais um minuto. Numa forma ou pirex untado com manteiga, colocar metade do puré, por cima o recheio de atum e o restante puré. Pincelar com gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 15/20 minutos apenas para aquecer e cozer a gema. Servir quente e acompanhar com uma salada de folhas verdes. Bom apetite! 

7 comentários:

  1. LOL. Em ti claro. Até porque isso foi escrito em tom ameaçador :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era essa a minha intenção... Era só um bocadinho... Confesso.

      Eliminar
  2. Sou uma fã de empadão, é tão reconfortante, deve ser delicioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei. Simples mas bom. Lá em casa é que torceram o nariz. bjs

      Eliminar
  3. Ahahah... claro que confio! Gostei da ideia Carla.
    Beijocas e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Costumo passar pelo seu blogue (até porque tem excelentes sugestões), mas acho que ficaria a ganhar com um novo modelo para o seu blogger. Receitas tão boas têm de ter um blogue igualmente bonito! Se quiser, aceite a minha sugestão e visite a minha loja no Etsy, onde pode ver alguns dos modelos que já foram desenvolvidos por nós e que vão dar um novo look ao seu já ótimo blogue!
    Se não lhe agradar nenhuma das sugestões, estamos sempre à disposição para inovar.
    De qualquer forma, quer aceite ou não a nossa sugestão, agradecemos a sua atenção e já sabe: se algum dia mudar de ideias, estamos à disposição.

    thecotton-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar