segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Salame De Chocolate (Com Nesquik e Menos Manteiga)

Já fiz tantas vezes salame de chocolate, que já perdi a conta. No espaço de 15 dias fiz dois. Ainda ponderei não vos dar a receita, mas acho sempre que poderá ser útil, para quem, tal como eu, decidiu tentar reduzir a quantidade de manteiga, aumentando o tamanho do ovo, o tamanho do salame e até mesmo quando não se tem chocolate em pó de culinária em casa, substituir por Nesquik e não adicionar açúcar. Sempre fiz esta receita, mas depois de experimentar esta que apresento, acho que fico mais bem servida, de acordo com as minhas necessidades. Lá em casa o salame é para o "piolho encardido", e metade da receita dá cerca de 8/10 fatias não muito grossas. Temos de cuidar da família e ir contrabalançando os excessos alimentares. E como sou eu que mando, foi esta receita que levei para o aniversário do meu sobrinho.

Ingredientes:
- 200g de bolachas tipo "Maria"
- 50g de manteiga
- 75g de Nesquik
- 1 ovo XL

Preparação:
Partir as bolachas em pedaços pequenos para dentro de uma tigela grande. Acrescentar o Nesquik e mexer. Adicionar a manteiga derretida e arrefecida, e o ovo. Misturar com as mãos e pressionar bem até formar uma bola consistente e bem unida (é uma questão de tempo). Colocar uma folha de papel vegetal na bancada da cozinha, por cima o salame e dar a forma de um rolo. Enrolar no papel vegetal apertando as pontas do papel para garantir que fica bem compactado. Levar ao frigorífico até endurecer. Na minha opinião e da criançada, estas alterações não comprometem o sabor. Continua doce e a textura não fica seca. O Nesquik também já contém açúcar. Boa semana a todas/os e boas receitas!

12 comentários:

  1. Fizeste uma nova versão e um pouco mais saudável, parece-me muito bem, bjokas

    ResponderEliminar
  2. Parece delicioso! Nunca iz salame, mas é uma receita que "está na lista" hehehe
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito simples fazer e com ingredientes que temos sempre em casa. E quando nos apetece um doce sabe bem. beijocas

      Eliminar
  3. Eu ADORO salame :D , mas como faço a versão que a minha mãe faz, ou seja com muita margarina , vou trazer esta tua! Bem mais light e para comer sem muita culpa :P
    Beijinhos bem doces ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Está a decorre um passatempo no meu blogue, para sortear um template grátis para um blogue.
    Se quiser participar é só seguir o link:

    thecotton-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla :)

    Cheguei até aqui pela querida Cristina Fonseca e como adoro salame, hei-de experimentar esta sua vesão !
    Claro que já fiz mas da forma tradicional, adoramos mas não pode ser sempre, talvez esta versão possa ser feita com mais frequência ! :)
    Está lindo o seu salame ! :)

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E chegaste muito bem encaminada pelo Salpicos Doces que acompanho atentamente. Esta versão é menos calórica e a consciência roí menos. Um beijinho.

      Eliminar