sexta-feira, 20 de março de 2020

Receitas com atum em conserva #1

Os enlatados são das primeiras coisas que nos lembramos de comprar numa situação como a que vivemos atualmente. Duram e conservam bem. Eu cresci com pais precavidos e organizados e lembro-me bem que havia sempre uma pequena reserva de entalados na despensa, para uma falha ou escassez de algum produto. Vou deixar-vos algumas ideias para consumirem e rentabilizarem as tão preciosas latinhas de atum em conserva, sejam elas em filetes, conservadas em azeite, óleo ou água, com molho de tomate, picantes, etc. O que aqui importa mesmo é ajudar-vos com ideias de receitas.


Paté de atum com requeijão e alcaparras
Uma entrada que pode servir para acompanhar um sopa e gastar o requeijão (queijo fresco ou queijo creme) que tenham em casa, assim em paté rende bastante e podem fazer uma boa sandwich, e se houver pão duro, é torrar e barrar com este mimo. Esqueçam as alcaparras se não as tiverem em casa, substituam por azeitonas ou uma erva fresca que tenham. 
O Meu Tempero


Cuscuz com atum e alcaparras
Cuscuz rende mesmo muito, e podem por o que tiverem de frescos ainda no frigorífico (sempre bem desinfetados). Se não tiverem ervas frescas, usem as secas, o importante é temperar bem e o cuscuz vai ficar delicioso. 
O Meu Tempero


Salada de atum com molho de iogurte
Uma ideia de salada que pode bem não ter a alface por ser difícil encontrar agora. O importante aqui é decorarem o prato para que fique colorido e seja uma alegria comer entalados. Há muitas de nós a fazer iogurtes em casa, e este molho dá mais um ânimo ao prato. Usem azeite e vinagre se não tiverem opção. 

O Meu Tempero




























Salada morna de atum com maionese caseira de coentros
Fazer maionese em casa é mesmo muito fácil. Não deixem passar nada do prazo, atenção aos ovos se os compraram em quantidade. Comam beterraba e assim em saladas disfarça o sabor a terra que muita gente detesta.
O Meu Tempero


Linguine rosa com atum e cogumelos
Cá está mais um truque para comer beterraba. Podem fazê-lo com a massa que tiverem em casa. Fica delicioso e junta-se mais um enlatado, os cogumelos.
O Meu Tempero


Salada de atum, grão e pimentos com azeite de manjericão
Atum e grão enlatado e mais qualquer coisa que pode bem ser substituída por outras que tenham em casa. Se não houver manjericão fresco, usem seco, ou outra erva que tenham. Temperar bem é meio caminho andado para ficarmos mais felizes com as receitas simples que agora fazemos mais.

O Meu Tempero
































4 comentários:

  1. Gosto muito de receitas com atum.
    Belissimas e saborosas sugestões.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/03/creme-de-abobora-apimentado.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho Clarinha, tudo de bom para si e para os seus, nestes dias difíceis.

      Eliminar
  2. Adorei as receitas. Guardei-as na minha pasta de receitas. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Maria! Fico contente por inspirar-la e obrigada eu pela visita!

      Eliminar