24 março 2011

Bacalhau com Broa e Bacon

Tenho lá por casa um grande apreciador de bacalhau. E como não resisto a qualquer pedido que meta culinária, seja ele qual for, fui a correr à mercearia e isto foi o melhor que consegui.
Fez 9 anos que eu e a minha cara-metade assinámos os papéis “juntos para sempre”, e todo o esforço valeu a pena para relembrar este dia.
Somos uma equipa, uma boa equipa aliás, e como não se nega comida a ninguém, nem pedidos especiais ao nosso fotógrafo, há que tratá-lo com o respeito que ele merece. Sem as fotos maravilhosas que ele me tira, este blogue não faria sentido. Portanto, o melhor acordo que consegui, foi: eu cozinho, tu fotografas, nós comemos e eu te adoro.

Para 4 pessoas:

- 4 lombos de bacalhau (usei do PD já demolhado)
- 2 fatias de broa de milho
- 250 ml (+-) leite
- ½ pimento vermelho
- 8 fatias de bacon
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de pimenta branca em grão
- sal
- azeite virgem

Confecção:

Ainda meio congelado retirei a pele do bacalhau e fiz um corte ao meio no sentido longitudinal. Durante 1 hora ficou de “molho” no leite juntamente com os grãos de pimenta grosseiramente esmagados, virando o bacalhau para todos os lados “mergulharem” no leite.
Escorre-se e cuidadosamente retira-se os grãos de pimenta. Em cada lombo colocar 2 fatias de bacon e temperar com sal. À parte refoga-se com o azeite a cebola às fatias muito finas e o alho. Coloca-se por cima do bacalhau e depois o pimento picado, rega-se com o azeite do refogado e no fim a broa de milho esfarelada. Vai ao forno a 220º durante uma hora. E uns 5 minutos a gratinar na parte de cima.
Acompanhei com batata cozida e uma boa garrafa de vinho verde.

3 comentários:

  1. Cucu
    Esta tenho que experimentar, sabes é que lá em casa tb tenho não um mas dois grandes apreciadores de bacalhau.
    Beijo :)

    ResponderEliminar
  2. O Af. já gosta de bacalhau? Grande malandreco, sabe o que é bom!

    ResponderEliminar
  3. Já ando há uns tempos para preparar um bacalhau com broa. Gostei do teu pratinho. Quando fizer, se não te importares, venho cuscar a tua receita :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...