sábado, 12 de março de 2011

Frango ao vinho

"Coq au vin" é uma receita muito popular da cozinha francesa. Eu fiz algumas alterações com o que tinha em casa e substitui o presunto por chourição e os cogumelos inteiros por laminados.

O Meu Tempero


Ingredientes para 4/5 pessoas:
- 1 frango do Campo
- algumas rodelas de chourição
- 1 cebola média
- 2 dentes de alhos
- 1 chávena de vinho tinto
- 185 g de cogumelos laminados (em conserva)
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 2 colheres de sopa de água
- salsa fresca para decorar
- azeite q.b.
- sal q.b.

Preparação:
Cortar o frango aos pedaços e retirar a pele. 
Levar um tacho ao lume com azeite e refogar a cebola picada grosseiramente, depois acrescentar os alhos esmagados e alourar ligeiramente todos os pedaços de frango. Retirar o frango do tacho e reservar, mantendo quente. 

Juntar ao tacho o chourição cortado aos quadradinhos e os cogumelos laminados. Fritar durante uns minutos e voltar a colocar o frango no tacho. 

Acrescentar o vinho tinto, um pouco de sal e após levantar fervura tapar e deixar cerca de 1 hora em lume brando, mexendo de vez enquanto.
Voltar a retirar o frango do tacho e reservar mantendo quente.

Dissolver o amido de milho com a água e misturar aos poucos no molho do vinho. Mexer com a vara de arames até engrossar. Juntar o frango reservado e apurar um pouco

Servir o frango acompanhado com arroz branco cozido e cenouras parisienses cozidas temperadas com sal, manteiga e vinagre balsâmico. Decorar com folhas de salsa a gosto. Bom apetite!

1 comentário:

  1. Sofia.Lopez09 maio, 2011

    Ficou mesmo suculento... e claro está, improvisar com o que se tem em casa é uma arte! :)

    ResponderEliminar