17 março 2011

Costeletas com Ananás e Arroz de Grão Envinagrado

Já fiz algumas vezes estas costeletas, que encontrei na internet, e embora nada de muito trabalhoso, ontem não foi fácil... Este jantar teve muito que se lhe diga... Costuma-se dizer quem não tem gato caça com cão... Ou vice-versa, sei lá eu. Mas não tentem substituir vinho branco por cerveja... Amigas não resulta!
Por isso em breve vou fazer uma listinha com todas as coisas que eu acho indispensáveis para se ter sempre de reserva na dispensa e com fartura...

Para 4 pessoas:

- 4 costeletas do porco do cachaço
- 4 rodelas de ananás (enlatado serve muito bem)
- 60 g de margarina
- 1 copo de vinho branco
- 1 copo da calda do ananás
- 1 pacote de natas
- 1 colher de chá de mostarda
- sal q.b.
- pimenta q.b

Confecção:

Tempera-se as costoletas com sal e pimenta e frita-se na margarina. Depois de bem cozinhadas, retira-se e reserva-se. No próprio molho dá-se uma leve fritura ao ananás, retira-se. Continuando no mesmo molho põe-se a mostarda, mexe-se bem, a seguir o vinho branco mexendo sempre. Coa-se o molho para outra frigideira e junta-se a calda do ananás e deixa-se ferver dois minutos, coloca-se as natas, apura-se, retifica-se temperos. Por fim o molho por cima das costoletas e por cima as rodelas de ananás.


Acompanhamento:

Este arroz aprendi com a minha mãe. Era habitual lá por casa.

- 1 chávena de arroz agulha
- 3 chávenas de água
- 1 cebola média
- 1 lata pequena de grão cozido
- 2 colheres de sopa de coentros picados
- 2 colheres de sopa de vinagre de cidra
- sal
- Azeite

Refoga-se a cebola picada no azeite, depois junta-se o arroz, a água e o sal, e vai-se mexendo. Quando estiver a ferver, coloca-se os coentros. Baixa-se o lume e quando estiver cozido, junta-se o vinagre e o grão. Acompanhei também com uma salada de rúcula com tomate temperada de forma tradicional, apenas sal grosso e azeite.

2 comentários:

  1. AAAhhhhh são 9h45 e com esta ja me deu fome.... GGRRRRRRRR
    Fiquei confusa, nao sei se escolho favas ou este prato... :(
    Nao pode ser os dois??? EEhhhehe :)

    ResponderEliminar
  2. Claro loura pode ser os dois. A partir de agora podes sempre escolher dois pratos. Depois de Outubro, o número mantém-se. Só que um dos pratos é tudo moidinho. bjs

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...